Um erro cometido pelo site do jornal O Globo virou munição para perfis bolsonaristas que passaram a questionar se a eleição presidencial estaria previamente definida de forma irregular. Essa teoria conspiratória surgiu depois que o jornal publicou uma página que mostrava a vitória do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre o presidente Jair Bolsonaro (PL) por 51,2% contra 48,8% com 100% das urnas apuradas.
O Globo postou um texto em que esclarece o erro e afirma que os dados apresentados pela página, que logo foi substituída, não são reais.”O Globo, assim como fazem diversos veículos de comunicação, realizou testes em seu ambiente de apuração como faz em todas as eleições com dados hipotéticos. Não houve captação de qualquer informação da base de dados do TSE”, diz a nota.
Mas, para muitos perfis bolsonaristas o esclarecimento feito pelo jornal não foi suficiente. Rodrigo Constantino, comentarista da Jovem Pan e defensor do governo Bolsonaro, questionou se O Globo já teria tido acesso prévio aos resultados da eleição e ironizou a justificativa dada pelo jornal.
Outros apoiadores famosos de Bolsonaro também usaram o Twitter para alardear a publicação do jornal O Globo, como se fosse um escândalo e não um simples erro.
O deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ) disse, no Twitter, que vai oficiar o Ministério da Justiça para que o caso seja investigado.
Petistas comemoram #LulaDay
Já os perfis ligados ao ex-presidente Lula fizeram viralizar a hashtag #LulaDay em comemoração ao aniversário do candidato celebrado hoje (27).