Jair Bolsonaro vai trocar hoje o chanceler? A saída de Ernesto Araújo é certa conforme a coluna de Lauro Jardim no jornal O Globo, mas não necessariamente hoje, apesar da crise em que ele se meteu ontem quando atacou Katia Abreu num tuíte. O chanceler convocou seus assessores para uma reunião de emergência esta manhã.
Ontem, ele abriu nova frente de desgaste com o Congresso Nacional em batalha aberta com a senadora Kátia Abreu.
Diz um ministro com assento no Palácio do Planalto:
— Se a imprensa fizer pressão demais, como fez na quinta-feira passada, ele fica mais uns dias. Não tem, jeito, o Bolsonaro é assim.
Há outro problema para a troca imediada: até a manhã de hoje, Bolsonaro ainda não havia escolhido o sucessor de Ernesto no Itamaraty.
Entre os nomes que aparecem nas bolsas de apostas, o almirante Flavio Rocha, chefe da Secom e da SAE, é tido como “improvável, mas não impossível” por outro assessor próximo de Bolsonaro.
Conforme a coluna, o senador Fernando Collor (Pros) e o ex-presidente Michel Temer, outros dois nomes aventados, não têm a menor chance de serem convidados.
Se for um diplomata, as discussões no Planalto estão entre os nomes de Nestor Forster, embaixador em Washington, Luiz Fernando Serra, embaixador em Paris, e Maria Nazareth Farani Azevêdo, cônsul-geral em NY.
Um político, e do Centrão, não está descartado.