O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, que acompanhou a entrega dos dois milhões de doses da vacina de Oxford feita em parceria com a Astrazeneca nesta última sexta-feira (22) disse que a chegada dos imunizantes reforça o programa brasileiro de vacinação e classificou a entrega da carga como um momento especial para a colaboração entre Brasil e Índia. “Essa parceria que nós estamos construindo nos últimos dois anos, e que agora estamos vendo que não é apenas no papel”, disse o ministro. Araújo também afirmou que a as conversas para a chegada do lote tiveram a participação do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido) e várias autoridades.
Ao seu lado, o ministro das Comunicações, Fabio Faria, aproveitou a oportunidade para defender o governo Bolsonaro, destacando medidas como o auxílio emergencial e medidas provisórias de socorro a micro e pequenas empresas. Faria concluiu sua fala dizendo: “Começamos a campanha. Somos o Brasil. Brasil Imunizado, somos uma só nação, não vamos dividir o Brasil”.
Em uma fala breve, o embaixador da Índia no Brasil, Suresh Reddy, se limitou a dizer que a entrega dos imunizantes era “um dia histórico para as relações Índia-Brasil” e que a Índia “está sempre orgulhosa de apoiar outros países”.
Os 2 milhões de doses da vacina contra covid-19 chegaram ao Brasil neta tarde e serão distribuídos aos Estados a partir deste sábado (23).