O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse hoje que Luiz Inácio Lula da Silva é “calejado pela vida” e que, em 2022, “vota em quem for menos ruim” numa possível disputa entre o petista e o atual presidente Jair Bolsonaro (sem partido). A declaração foi dada nesta terça-feira (16) no UOL Entrevista, conduzido pelo colunista Tales Faria.
“O Lula foi calejado pela vida. Isso conta. Não é nenhum principiante. Ele deu uma entrevista agora e acertou em uns pontos fundamentais, ele tem jeito para a coisa”, afirmou FHC.
“Ele não é o mal”, acrescentou FHC. “Acho que Lula tem experiência do mundo, do Brasil, da pobreza e enriqueceu. Não sei se Lula vai ter condições para ser candidato, ou se seria o melhor candidato, mas acho que se ficar entre ele e Bolsonaro, voto em quem for menos pior”.
FHC também citou a anulação de todas as condenações do ex-presidente Lula. “Não anularam as acusações, anularam o processo, vão refazer o processo. Era fácil de reconhecer que o processo estava mal encaminhado”, afirmou.
“Lamento por terem esperado tantos anos para descobrir a pólvora, que isso? Não tem muito cabimento. Agora, todo mundo ligado ao Lula vai interpretar como se fosse nulidade das acusações, não é nulidade do processo. Agora, politicamente abre-se um caminho novo, diferente. vamos ver o que vai acontecer”.
Na semana passada, o ministro Edson Fachin, do STF (Supremo Tribunal Federal), anulou todas as condenações do ex-presidente Lula pela Justiça Federal do Paraná no âmbito da Operação Lava Jato. Com a decisão, que ainda deverá ser avaliada pelo Plenário do Supremo, Lula recupera seus direitos políticos e pode se candidatar a presidente em 2022.