sábado 16 de novembro de 2024
Cármen Lúcia foi eleita presidente do TSE na última terça-feira (7) 09/05/2024 - Alejandro Zambrana/Secom/TSE
Home / DESTAQUE / Entidade apresenta ao TSE relatório sobre violações eleitorais no 1º turno
segunda-feira 14 de outubro de 2024 às 17:14h

Entidade apresenta ao TSE relatório sobre violações eleitorais no 1º turno

DESTAQUE, ELEIÇÕES 2024, NOTÍCIAS


A Rede Liberdade, entidade dedicada à defesa dos direitos humanos e da integridade das eleições, identificou uma série de violações a normas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) durante o primeiro turno do pleito municipal.

Entre elas, uso indevido de serviços públicos, discursos de ódio, transfobia, misoginia, intolerância religiosa e disseminação de desinformação.

O relatório “Violência Política e Ataques Digitais” foi apresentado à ministra Cármen Lúcia, presidente do TSE, e à missão de observação eleitoral da Organização dos Estados Americanos (OEA)

“Precisamos de candidaturas que apresentem propostas relevantes, que realmente protejam os direitos da sociedade e, acima de tudo, respeitem as normas eleitorais. Candidatos que utilizam as redes sociais para espalhar desinformação, ódio e preconceito não estão à altura das demandas de uma cidade e não têm competência para ocupar um cargo público”, afirma Amarílis Costa, diretora-executiva da Rede Liberdade.

A entidade recomendou ações para evitar a repetição desses problemas, como ampliar programas educativos e campanhas de conscientização, além da criação de um protocolo específico para lidar com discursos de ódio e violência política, entre outros pontos.

Veja também

Movimentos pedem reforma inadiável da ONU e taxação dos super-ricos

Os movimentos sociais e entidades da sociedade civil organizada reunidos no G20 Social propõem aos …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!