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sexta-feira 28 de julho de 2023 às 18:19h

João Leão elabora projeto de criação do 1º Batalhão Hidroviário no Rio São Francisco

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A hidrovia do Rio São Francisco é uma importante via devido ao poder de geração econômica de ligação entre o Centro-Sul e o Nordeste do País.

O deputado federal pela Bahia, João Leão (PP), está elaborando um projeto para a criação do primeiro Batalhão Hidroviário do Brasil, que será implantado no Rio São Francisco, de Pirapora em Minas Gerais até Juazeiro/Petrolina ao norte do estado, na divisa entre a Bahia e Pernambuco, um trecho de 1.396 km.

O Exército Brasileiro já possui Batalhões Ferroviários e Batalhões Rodoviários, e agora, com o projeto do parlamentar Joao Leão, poderá ser criado o Batalhão Hidroviário. O objetivo maior  deste projeto, será em contribuir para o desenvolvimento nacional, realizando obras de dragagem e de cooperação, além de participando de missões de apoio à população ribeirinha em situações de calamidade no Rio São Francisco.

“Estou criando este projeto do 1º Batalhão Hidroviário do Brasil. O batalhão vai se situar na região do São Francisco com sede no município de Barra, no oeste da Bahia. Na região há um rio maravilhoso que precisa apenas de dragagens leves”, disse o parlamentar.

“A Codevasf não possui função para conservação do rio, mas isso poderá ser realizado pelo 1º Batalhão Hidroviário do Brasil. Luto por este projeto há mais de 20 anos quando já era deputado, desde o primeiro mandato do presidente Lula em 2003, naquela época eu junto com o engenheiro Dr. Neli Regis, batalhamos para criarmos a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL) e conseguimos”, revelou emocionado João Leão.

Lula, Leão, engenheiro Neli Regis e produtores Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia em 2003 no lançamento da FIOL – Foto: Arquivo pessoal

“O 1º Batalhão Hidroviário do Brasil terá baixo custo. Nós poderíamos dividir o Rio São Francisco ao meio, na parte navegável que fica na cidade da Barra, colocar ali a sede do Batalhão, e dali para um lado e para o outro, fazer as dragagens, a conservação das margens e realmente salvar o Rio São Francisco”, disse o parlamentar.

Importância do Rio São Francisco

Há muito tempo o Rio São Francisco ocupa lugar de destaque no transporte aquaviário nacional, recebendo até mesmo a denominação de Rio da Integração Nacional durante o Regime Militar.

O Sistema Hidroviário do São Francisco é parte de uma cadeia multimodal de exportação de produtos agrícolas. O PIB do Brasil hoje é em grande parte vindo do agronegócio. A cadeia inicia com o transporte rodoviário a partir das áreas produtoras de Ibotirama, de onde se trafega por via fluvial até Pirapora em Minas Gerais. De lá, a carga segue por trem até o porto marítimo de Vitória, no estado do Espirito Santo.

Conforme apurou o #Acesse Política, a hidrovia que o deputado João Leão (PP) busca revitalizar, pode atender ao transporte da produção de grãos e algodão no cerrado a oeste da Bahia e Sul do Piauí, e, também, da cultura de frutas e de cana-de-açúcar irrigada na região do Vale do São Francisco.

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