segunda-feira 23 de dezembro de 2024
Os ministros do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, da Fazenda, Fernando Haddad, da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, detalham as primeiras medidas econômicas do governo, durante entrevista, no ministério da Fazenda — Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Home / NOTÍCIAS / Entenda os próximos passos do novo arcabouço fiscal, após reunião entre Haddad e Tebet
quinta-feira 9 de março de 2023 às 19:11h

Entenda os próximos passos do novo arcabouço fiscal, após reunião entre Haddad e Tebet

NOTÍCIAS


Nesta quinta-feira (9), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, se reuniu com a ministra da Planejamento, Simone Tebet, para a discussão sobre o projeto do novo arcabouço fiscal.

Após a reunião para tratar a nova regra que substituirá o teto de gastos, Tebet disse que a proposta vai agradar a todos, “inclusive o mercado”, destacou a ministra.

Questionada sobre quando o novo arcabouço fiscal será apresentado, Tebet afirmou que a moldura e os números da proposta serão detalhados por Haddad, após o modelo ser apresentado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A expectativa é que o novo arcabouço fiscal seja apresentado e enviado para o Congresso ainda no mês de março e antes da próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), marcada para os dias 21 e 22 de março. O objetivo é que o encontro já reflita o novo modelo proposto para os gastos do governo.

O que esperar do novo arcabouço fiscal?

Com as regras atuais, elaboradas em 2016, as despesas do governo são limitadas pela inflação do ano anterior e a nova proposta deve permitir gastos acima dessa referência.

Na busca por uma “regra flexível”, a proposta do governo deve prever que, em momentos de crescimento econômicos, os gastos se manterão inalterados. Em contrapartida, em períodos de desaceleração na economia, os investimentos públicos serão mantidos.

Veja também

Justiça baiana cria novas varas para acelerar mais de 100 mil processos administrativos

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) aprovou por unanimidade a criação das 15ª e …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!