Começa neste domingo (31) em Glasgow, na Escócia, a 26ª edição da Conferência das Nações Unidas para Mudanças Climáticas, a COP26. O encontro, que vai até o dia 12 de novembro, reúne líderes mundiais em mais de 50 eventos sobre finanças, energia, juventude, transportes, entre outros temas, sempre com foco em meio ambiente.
Nesta edição, os líderes mundiais vão avaliar o que foi feito desde o Acordo de Paris, marco nas negociações sobre o clima. O documento foi assinado por quase 200 países, na COP21, em 2015, com o objetivo de evitar uma mudança climática catastrófica no planeta. A comunidade internacional espera agora uma atualização dos compromissos.
A ONU tem quatro grandes objetivos para o evento deste ano. O primeiro deles é que os países se comprometam a reduzir drasticamente a emissão de gases nocivos à Terra até 2030. As Nações Unidas também buscam propor que os países se adaptem para proteger comunidades e habitats, trabalhando em conjunto. Para atingir esses objetivos, a ONU estima que os países devem mobilizar ao menos 100 bilhões de dólares anualmente até 2030 para a luta contra as consequências do efeito estufa.