sábado 8 de março de 2025
Foto: Matheus Almeida
Home / NOTÍCIAS / Entenda como a Heineken quer ganhar dinheiro no Brasil com braço de sustentabilidade
quarta-feira 26 de junho de 2024 às 17:37h

Entenda como a Heineken quer ganhar dinheiro no Brasil com braço de sustentabilidade

NOTÍCIAS


A Heineken anunciou na manhã desta quarta-feira (26) uma série de parcerias com objetivo de desenvolver ações de impacto positivo ambiental e social. Os colaboradores são as empresas de energia Ultragaz e Raízen, a companhia de gestão de resíduos Ambipar, a especialista em reflorestamento Rizoma, a Escola de Negócios da Favela e a fabricante de bebidas Better Drinks.

O desenvolvimento da iniciativa, batizada como Henekein Spin, levou cerca de um ano entre concepção, definição de parcerias e formulação do marketing. O investimento foi de R$ 150 milhões. A expectativa é que o valor retorne para a empresa em até um ano.

Segundo Mauro Homem, VP de sustentabilidade e assuntos corporativos da empresa, a lista de parceiras pode crescer ainda mais, porém necessitará de achar iniciativas de fato compatíveis com o escopo do projeto. “A gente não quer um modelo tradicional”, diz. “É um parceiro muito mais casado, com autonomia de decisão.”

Quatro pilares

A estrutura do Heineken Spin está dividida em quatro pilares. O primeiro prevê o reflorestamento dos arredores da fábrica em Itu (SP), inicialmente com limões orgânicos. Outras culturas devem vir com o tempo. Filho admite que os retornos financeiros deste pilar devem demorar mais, devido ao tempo de cultivo. O apoio do projeto virá da Rizoma.

Com a Ultragaz e Raízen, a empresa possui já uma parceria desde 2022, antes sob o nome Energia Verde. Agora, trata-se do segundo pilar, em que a empresa intermedia a instalação de energia verde em restaurantes e bares. Os estabelecimentos conseguem acessar com descontos de até 20%.

No pilar da reciclagem, a Henekein pretende instalar infraestrutura adequada para reaproveitar vidros na Bahia, Pernambuco e Espírito Santo até o final de 2024. Ao longo dos próximos dois anos, serão instalados mais seis polos. Assim, a empresa espera até 2026 recuperar mais vidro do que coloca no meio-ambiente. A sócia nesta empreitada é a Ambipar.

O último pilar trata de marcas menores que passarão a ser comercializadas pela estrutura da Heinekein. “Não são aquisições. A gente está estabelecendo é uma relação de sociedade”, afirma o diretor de novos negócios da empresa, Rafael Rizzi. As parceiras no caso são a Better Drinks, fabricante do chá fermentado não-alcoólico Bearmate e da água em lata Mamba Water, e outras duas marcas alcançadas por intermédio da Escola de Negócios da Favela.

Veja também

Projeto na Câmara dos Deputados pode proibir prostitutas em vias públicas do Brasil

Uma das principais lideranças do Movimento Brasil Livre (MBL), o deputado federal Kim Kataguiri (União …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!