O Governo Federal nomeou Marco Antônio Chamon como novo presidente da Agência Espacial Brasileira. O decreto foi publicado no Diário Oficial da União. Chamon substitui Carlos Augusto Teixeira de Moura, militar da reserva nomeado para o cargo na gestão de Jair Bolsonaro (PL).
A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, participa nesta terça-feira (11), em Brasília, da cerimônia de posse de Marco Antonio Chamon. O evento será realizado às 10h na sede da AEB.
Engenheiro elétrico formado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Chamon tem mestrado em engenharia e tecnologia espacial pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e doutorado em eletrônica pela Escola Nacional de Aeronáutica e Espaço (Supaero, na sigla em francês), localizada em Toulouse, na França. Ele é pesquisador do INPE desde 1984 e, desde 2004, atua na coordenação do instituto.
Órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais, a AEB é uma autarquia pública vinculada ao MCTI responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.