quinta-feira 19 de setembro de 2024
Foto: Divulgação
Home / NOTÍCIAS / ‘Energia Elétrica no Acre e Rondônia 100% normalizados’, destaca Alexandre Silveira
sexta-feira 23 de agosto de 2024 às 06:33h

‘Energia Elétrica no Acre e Rondônia 100% normalizados’, destaca Alexandre Silveira

NOTÍCIAS


Os sistemas de transmissão que atendem os estados do Acre e Rondônia já estão 100% normalizados. A notícia foi confirmada pelo Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, que coordenou o restabelecimento do atendimento nos dois estados diretamente do centro de operações do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) em Brasília. Segundo o ministro, às 20h40 a carga total estabelecida do sistema Acre/Rondônia foi de 988 MW (100%).

“Nós temos os melhores operadores de sistemas do mundo, reconhecidos internacionalmente, e temos os melhores parques de distribuição do planeta, o que nos permite dar essa resposta rápida à população. Agora são apenas pequenas subestações pontuais que precisam fazer manobra interna, para restabelecer energia”, destacou Alexandre Silveira.

Às 16h47 desta última quinta-feira (22) iniciou um desligamento automático do Complexo de geração e transmissão Corrente Contínua (CC) do Madeira e a desconexão do Sistema Elétrico do Acre/Rondônia do Sistema Interligado Nacional (SIN), resultando na interrupção de 187 MW no Acre e 797 MW em Rondônia.

Logo que constada a situação, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, determinou a abertura imediata de sala de situação, com participação do ONS, da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e do corpo técnico do MME, para garantir celeridade à recomposição dos sistemas. Às 17h10 já tinha iniciado o processo de recomposição das cargas dos estados. As causas ainda estão sendo apuradas junto aos agentes e devem ser divulgadas em relatório a ser emitido pelo ONS em seguida.

Veja também

Crescimento do PIB do Nordeste acima da média nacional é destaque para setores

O PIB do Nordeste deverá crescer 3,4% em 2024, um avanço maior do que a …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!