A Associação dos Servidores da Câmara Municipal de Salvador (Ascam) promoveu, na manhã desta terça-feira (25), no auditório do Edifício Bahia Center, o “Encontro de Acolhimento para os Servidores Aposentáveis”. A atividade contou com o apoio da Secretaria de Gestão de Pessoas e foi prestigiada pelo diretor-geral da Casa, Adriano Gallo.
“No encontro, tratamos de esclarecer dúvidas dos servidores que preenchem os requisitos para a aposentadoria, no sentido de auxiliar na tomada de decisões que têm caráter personalíssimo e não podem ser transferidas para outrem. Desde abril iniciamos o Programa de Aposentadoria Voluntária, criado pelo presidente Carlos Muniz. Através da Secretaria de Gestão de Pessoas, os servidores têm sido orientados como proceder. São colaboradores que trabalham há mais de três décadas na CMS e merecem todo o nosso respeito”, afirmou Adriano Gallo.
A secretária de Gestão de Pessoas da Casa, Tatiana Jucá, afirmou que “o Plano de Aposentadoria Voluntária (PAV) busca levar benefícios para os servidores que reúnem critérios para se aposentar. O PAV foi lançado em maio e os servidores têm até o dia 31 de julho para solicitar as aposentadorias”, explica.
A assistente social Mirian Santos, servidora efetiva vinculada à Secretaria de Gestão de Pessoas na Supervisão de Atenção à Saúde e Qualidade de Vida, fez uma apresentação sobre os aspectos sociais que envolvem a aposentadoria. “O objetivo da palestra foi levar a audiência a compreender este tema. Assim, as pessoas podem ressignificar o processo de forma positiva a partir da compressão dos ganhos que se pode ter com a aposentadoria”, disse Mirian.
Para Sidelmar Castro, presidente da Ascam, “este encontro é muito importante porque o Brasil está passando por um momento crucial na questão da aposentadoria de todos os servidores do país”. Segundo ele, o objetivo foi orientar os servidores acerca do Plano de Aposentadoria Voluntária (PAV), tirando possíveis dúvidas. “Consideramos esta iniciativa uma decisão muito acertada da Câmara”, pontuou