O presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), desembargador Abelardo Paulo da Matta Neto, se reuniu na última semana com representantes da Polícia Civil da Bahia (PCBA) para iniciar as tratativas envolvendo segurança pública para a realização das Eleições Municipais 2024. O encontro foi realizado na sala da presidência do Regional.
A reunião abordou o plano de ação e a atuação das forças de segurança da Polícia Civil no estado no período eleitoral, bem como a logística para o apoio dos agentes às zonas eleitorais, no dia do pleito. O primeiro turno das Eleições ocorrerá em 6 de outubro e, um eventual segundo turno, no dia 27 de outubro, nas cidades que possuem mais de 200 mil eleitores. Na Bahia, essa situação pode ocorrer em Salvador, Feira de Santana e Vitória da Conquista. O município de Camaçari também pode integrar essa lista, porém apenas após batimento a ser realizado pelo Tribunal Superior Eleitoral, antes das eleições.
Para o presidente do Regional, encontros como este são essenciais para garantir a segurança do processo eleitoral. “O TRE-BA não faz nada sozinho. A eleição não é realizada de forma unilateral. Contamos com a participação de todos, onde cada um tem sua parcela de responsabilidade para que o resultado final seja positivo”, afirmou o desembargador Abelardo Paulo da Matta Neto.
Estiveram presentes no encontro Elâine Nogueira da Silva (Delegada Geral Adjunta); Márcia Pereira dos Santos (Diretora do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco)); Larissa Lage de Barros, Delegada Titular da Delegacia de Combate à Corrupção (Deccor); Arthur Guimarães, coordenador de Operações de Polícia Judiciária (COPJ), e Ivo Tourinho, superintendente de Inteligência da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA).