“É um selo que demonstra aos nossos clientes e à sociedade como são autênticas e determinadas as nossas ações de transformação”, diz o Diretor Presidente do Grupo, José Mauro Carneiro da Cunha
A Novonor, antiga Odebrecht, anunciou nesta última quinta-feira (23) que após auditoria realizada por empresa internacional conquistou o Certificado ISO 37001 – Sistema de Gestão Antissuborno, um selo marcante na história de transformação do Grupo.
Há poucas semanas, outras empresas do Grupo Novonor receberam o mesmo certificado: a indústria petroquímica Braskem, a empresa de engenharia e construção OEC, o braço de óleo e gás Ocyan e a Vexty, entidade de previdência privada do Grupo.
Isso significa que a holding e as empresas operacionais do Grupo Novonor têm agora um Certificado ISO comprovando padrões elevados de governança contra a corrupção nos seus procedimentos internos.
“Esta é uma conquista valiosa”, afirma o Diretor Presidente da Novonor, José Mauro Carneiro da Cunha. “É um selo que demonstra aos nossos clientes e à sociedade como são autênticas e determinadas as nossas ações de transformação”, acrescentou José Mauro.
A transformação foi acelerada no ano passado. Primeiro, após acordo com a grande maioria dos credores, houve a homologação, em julho, do Plano de Recuperação Judicial da companhia.
Em seguida, em novembro, foi encerrado o monitoramento externo independente que o Departamento de Justiça dos EUA (DoJ) e o Ministério Público Federal do Brasil (MPF) realizavam nos últimos 3 anos na empresa, em atendimento aos acordos de leniência assinados com autoridades brasileiras e estrangeiras.
Os monitores reconheceram, então, a consistência da governança e do sistema de conformidade da Novonor. A última ação do MPF em relação ao monitoramento ocorreu em 05/05/2021, quando homologou a implantação do programa de integridade da empresa.
Em dezembro, o Grupo lançou uma definição do que deseja ser agora e no futuro, ou seja, o seu Propósito, e o direcionamento estratégico de suas empresas para esta década, representado pela Visão 2030. E ao mesmo tempo apresentou a sua nova marca, Novonor, “inspirada no futuro”, segundo anúncio feito na ocasião.
Em comunicado divulgado hoje a todos os integrantes do Grupo, anunciando a conquista do Certificado ISO 37001, José Mauro Carneiro da Cunha, que era presidente do Conselho de Administração e se tornou Diretor Presidente da Novonor em abril deste ano, afirmou:
“Transformação é uma prática diária. Não é um destino dado. Todo dia, a cada momento, precisamos construir e honrar o destino que traçamos para nós mesmos de empresa comprometida em operar com os mais altos padrões éticos, técnicos, de governança e de eficiência para promover crescimento e prosperidade no Brasil e nos países em que atuamos.”