“A Bahia ‘está na moda’. Todos os empresários que conheço ficaram bastante interessados em saber mais sobre o bom momento que o nosso estado vive, mais ainda com os investimentos dos chineses na nova cidade ”, afirmou com exclusividade ao #Acesse Política, o empresário Júlio César Cerqueira ao comentar sobre os investimentos que fará na região do município de Jaguaripe ao sul da Ilha de Itaparica, local onde será construída uma cidade sustentável pelos chineses.
Cerqueira afirmou que formou um grupo informal com grandes empresas da Bahia e de outros estados, mas preferiu não revelar quais seriam os nomes por enquanto. Revelou que irão analisar todas regiões onde os chineses pretendem investir e seguirão fazendo o mesmo, adquirindo terrenos ou arredando para investirem. Ao todo, 18 empresas já participam do clube e ele confirmou ao repórter do #Acesse Política, que dezenas de outros também irão investir, principalmente no setor da gastronomia, logística (meio de transportes), arquitetura/decoração, lazer/entretenimento (academias de ginastica, teatro, cinemas, etc.) e hotelaria.
Ele disse ao #Acesse Política que mantêm contato com pessoas próximas ao Governo da Bahia, que o informa sobre os projetos estratégicos que os estrangeiros farão no Estado.
Investidores e empresários, serão os pilares do megaprojeto, pois também atuarão na educação, produção e modernização da cidade sustentável planejada.
A ponte de 12 km de extensão que interligará Salvador a ilha de Itaparica, deve ser ter a construção iniciada em novembro, conforme afirmou o governador Rui Costa (PT) e o vice-governador e secretário de Planejamento do estado, João Leão (PP).
O governador Rui comentou na última terça-feira (18) durante o Papo Correria, sobre a quantidade de obras que o governo do Estado está executando, mas que a maior obra dele nestes sete anos nos dois mandatos, será a construção da ponte, que está orçada em quase R$ 8 bilhões e irá gerar mais de 7 mil empregos diretos.
“Estas obras serão as oportunidades de investimentos que todos nós empresários buscávamos, depois de quase dois anos de pandemia que nos fizeram ter que demitir e gerar um enorme desemprego na Bahia, as perspectivas são maiores e melhores possíveis, e agradecemos isso a Rui e Leão, sem eles, creio que a maioria de nós empresários já teríamos falido e fechado as portas”, disse Cerqueira.
Ainda de acordo com o empresário, tanto os membros do grupo de investidores, como os representantes das empresas que integram o consórcio chinês que construirão a ponte e apostarão na nova cidade, demonstraram interesse em conhecer mais regiões da Bahia e gerar novas oportunidades de investimento. “Recuperação do patrimônio arquitetônico, novos modais de transporte, energia e gestão de estacionamento foram os novos temas que mais chamaram a atenção”, ressaltou.
Bahia na moda
Os empresários estrangeiros confirmaram nos últimos anos que vale a pena investir na Bahia e por isso que os empresários locais acreditam que novas parcerias virão com os chineses. “A gestão de Rui e Leão marca uma nova forma do Estado se posicionar e atrair investimentos externos, sobretudo neste período de crise que o país atravessa”, complementou Júlio César Cerqueira ao #Acesse Política.
Exclusivo: Governo do Estado e chineses planejam construir nova cidade na Bahia
Saiba o local exato onde os chineses planejam construir a nova cidade na Bahia