O empresário Luciano Hang, dono da rede de lojas Havan, expoente do bolsonarismo, e um dos homens mais ricos do Brasil, anunciou a doação de 200 cilindros de oxigênio para hospitais de Manaus, no Amazonas, que sofrem com a ausência da substância, essencial para o tratamento de pacientes entubados e com dificuldades respiratórias.
As informações são de reportagem da revista Veja.
Segundo a matéria, 50 cilindros já serão transportados de avião nesta quinta-feira (28), e os outros 150 seguem na semana que vem.
Ainda de acordo com a Veja, o Ministério da Saúde será responsável pela distribuição do oxigênio pelos hospitais com necessidade.
O próprio Hang foi contaminado com a COVID-19, junto com sua esposa e sua mãe, e chegou a ficar internado em São Paulo para tratamento da doença.
Durante a pandemia, Hang se alinhou ao discurso negacionista do presidente Jair Bolsonaro, apoiando em suas redes sociais o uso de medicamentos comprovadamente inúteis no tratamento da Covid-19, como a hidroxicloroquina e a ivermectina.
Mesmo internado, Hang seguiu fazendo publicações em suas redes sobre supostos “tratamentos precoces” – todos com eficácia descartada no combate à Covid-19.