quinta-feira 23 de janeiro de 2025
Home / POLÍTICA / Empresário é homenageado pela Câmara de Vereadores
sábado 27 de abril de 2019 às 05:53h

Empresário é homenageado pela Câmara de Vereadores

POLÍTICA


O empresário recebeu o Título de Cidadão de Salvador pelos serviços prestados à capital baiana

Baiano de Santo Antônio de Jesus, o empresário e professor Antônio Jorge de Almeida Santos foi homenageado pela Câmara Municipal, na quinta-feira (25), com o Título de Cidadão de Salvador. Ao justificar a honraria, o presidente da Casa, vereador Geraldo Júnior (SD), disse que era um reconhecimento pelos serviços prestados à capital baiana, sobretudo no campo da geração de emprego e renda nos ramos educacional e automotivo. O novo soteropolitano é sócio do Colégio Anchieta e da Indiana Veículos, grupos empresariais que empregam, atualmente, cerca de 2000 pessoas diretamente.

Para Geraldo Júnior, autor do requerimento que originou a homenagem, o empreendedorismo é uma característica nata de Antônio Jorge, o que ele soube aliar com respeito e incentivo aos trabalhadores. Além disso, frisou: “Conduz com ética a vida profissional e é um homem generoso e abnegado na caridade que faz ao próximo, mas que prefere, seguindo as palavras de Jesus, não divulgar”.

O presidente da Câmara ainda fez uma retrospectiva da trajetória do homenageado, que se mudou para Salvador na década de 60 para estudar. Graduou-se em engenharia mecânica pela Universidade Federal da Bahia e iniciou a vida profissional como professor na UFBA. Em 1977 fundou a Recôncavo Veículos (Reconvel), enveredando pelo mundo empresarial.

Inclusão social

Antônio Jorge de Almeida Santos agradeceu a homenagem atribuindo a honraria, entre outras coisas, ao compromisso dos grupos que dirige, fruto de sua “inquietude empresarial”, com a inclusão social. Mas aproveitou para fazer um desabafo: “A classe dos que fomentam empregos sofre profundamente com o alto custo da atividade produtiva, o que se converte em fator de desestímulo à criação de novos negócios e à manutenção dos que, muito sacrificadamente, tantos empresários teimam em investir em nosso país”.

O empresário definiu o Título de Cidadão de Salvador como a formalização de um vínculo filial. E explicou: “Eu já me considerava, há muito tempo, uma espécie de rebento desta primeira capital do nosso país, verdadeiro filho do destino, embalado no regaço desta mãe do tempo, que tem sido Salvador”.

Compuseram a mesa da sessão a desembargadora Carmem Lúcia Santos Pinheiro, representando o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Edmilson Jatahy Fonseca Júnior; o professor João Batista de Souza, diretor do Colégio Anchieta; Ruy Santos Tourinho, diretor do Grupo Indiana; a esposa do homenageado, Maria de Fátima Sampaio de Almeida Santos, e os filhos Daniel, Marina e Juliana.

O novo cidadão soteropolitano foi conduzido ao Plenário Cosme de Farias pelo cunhado Fernando Oliveira Sampaio, juntamente com os vereadores Carlos Muniz (Podemos) e Pedro Godinho (MDB). Ao ato de entrega da honraria Geraldo Júnior convidou à mesa também o irmão do empresário, Evandro Santos. Alunas do Colégio Anchieta cantaram em homenagem a Antônio Jorge, acompanhadas do maestro Alcides Lisboa.

Veja também

Mulheres são 26% no primeiro escalão de capitais, e especialistas veem falta de incentivo a lideranças

Foi na década de 1950 que mulheres começaram a ocupar cargos de chefia em secretarias …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!