Uma empresa global de energia iniciou este mês a construção do projeto eólico Morro do Cruzeiro, localizado no município de Brotas de Macaúbas, na Bahia. O contrato para o fornecimento de turbinas foi fechado com a fabricante alemã Nordex.
O complexo será composto por dois projetos eólicos, com 14 turbinas e capacidade instalada de 79,8 MW. Dadas as excelentes condições de vento na região, vai gerar 386 GWh de energia renovável por ano, o suficiente para abastecer mais de 190 mil residências.
A conclusão do projeto está prevista para o início de 2024. A estimativa é que as primeiras turbinas eólicas comecem a operar em outubro de 2023. O complexo utilizará as turbinas eólicas Nordex 163/5,7 MW, as maiores usadas pela Statkraft até o momento. Com um diâmetro de 163 metros, os rotores cobrirão uma área equivalente a cerca de três campos de futebol.
A construção do Morro do Cruzeiro faz parte da estratégia da Statkraft de crescimento do Brasil e contribui para alcançar a meta de desenvolver 6 GW de energia eólica globalmente até 2025.