A licitação para a construção de uma ponte aguardada há 70 anos sobre o Rio São Francisco, na MG-402, que liga os municípios de São Francisco e Pintópolis, no Norte de Minas Gerais, está na fase final.
Seis empresas disputam a execução do projeto, e a proposta da S.A. Paulista Construções e Comércio, no valor de R$ 158.500.000,00, foi habilitada nesta segunda-feira, 4 de outubro, pela comissão de licitações do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG).
O resultado definitivo do processo licitatório, no entanto, está previsto para ser homologado apenas após o dia 12 de outubro, quando se encerram os prazos para razoes e contrarrazões do recursos das demais concorrentes.
As empresas Rivoli Construções Ltda., Trena – Terra Planagem e Construções S.A., e Construbase Engenharia Ltda., classificadas em segundo, terceiro e quarto lugares, apresentaram recursos no certame.
A abertura das propostas ocorreu em sessão online no último dia 29 de outubro. O valor orçado para a obra foi de R$ 173.844.790,50, em regime de empreitada por preço unitário. A proposta vencedora da S.A. Paulista representa 91,17% do valor estimado do projeto.
A construção da ponte é uma reivindicação histórica para a região e promete melhorar a conexão entre os municípios do Norte de Minas, beneficiando o desenvolvimento local e a mobilidade na área. Com previsão de conclusão em 720 dias após a emissão da ordem de serviço, a ponte sobre o Rio São Francisco e a pavimentação da MG-402 representam um avanço logístico fundamental para o Norte de Minas, prometendo gerar emprego, renda e estabilidade para os moradores locais.
Além disso, a infraestrutura rodoviária da região será fortalecida, ampliando o acesso a serviços, mercados e impulsionando o desenvolvimento de áreas antes isoladas, consolidando a região como um importante eixo de conexão entre o interior mineiro e o Centro-Oeste e Nordeste do Brasil.
Com 1.120 metros de extensão e 13,8 metros de largura, a ponte sobre o Rio São Francisco será uma das maiores de Minas Gerais, atendendo a cerca de 1,2 milhão de pessoas e facilitando a travessia que hoje é feita por balsas.
A obra integra o programa Provias, um dos maiores pacotes rodoviários do estado, e conta com recursos oriundos do Acordo de Reparação da tragédia de Brumadinho, garantindo a execução do projeto. Além da ponte, o projeto prevê a construção de uma variante de acesso de 3,06 quilômetros entre São Francisco e Pintópolis, o que promete melhorar a mobilidade e impulsionar o desenvolvimento econômico regional.
Histórico da Construção
A obra da ponte sobre o Rio São Francisco teve início em 2022, mas foi interrompida devido a problemas com a construtora contratada, que alegou desequilíbrio financeiro e deixou o projeto inacabado.
Diante da situação, o governo de Minas Gerais, com apoio do Ministério Público, rescindiu o contrato e deu continuidade ao processo para escolher uma nova empresa. Segundo o governador Romeu Zema (Novo), os recursos sempre estiveram disponíveis e o projeto é fundamental para o desenvolvimento do Norte de Minas, prometendo segurança e conforto para a população.
Um vídeo publicado há duas semanas no canal do Youtube Conctruction Time mostra o histórico da obra e os detalhes do projeto.
Pavimentação e Integração Regional
Além da ponte, o DER-MG segue com outro projeto importante para a região: a pavimentação das rodovias MG-402 e MG-202, ligando Pintópolis a Urucuia.
A obra, que cobre 73 quilômetros, visa facilitar o transporte de grãos e dinamizar a economia, beneficiando diretamente cerca de 100 mil pessoas. A previsão é que até o final de 2024 aproximadamente 30 quilômetros já estejam pavimentados.
Essa infraestrutura também reduzirá o tempo de viagem até Brasília em mais de duas horas, proporcionando benefícios logísticos e de segurança para a população do Norte e Noroeste de Minas.
Ponte sobre o Rio São Francisco ligará dois estados
Outra ponte está sendo construída sobre o Rio São Francisco, ligando as cidades de Penedo, em Alagoas, e Neópolis, no Sergipe.
A obra é um antigo sonho dos moradores da região do Baixo São Francisco e está sendo realizada com investimento do Governo Federal, assegurado pelo Ministério dos Transportes.
A ponte, que terá 1.080 metros de extensão e 21 metros de largura, contará com duas vias, além de faixas de segurança e calçadas para pedestres e ciclovias em ambos os lados. O investimento total é de R$ 203 milhões.