O Brasil está na lista de destinos para amantes do motociclismo, os chamados mototuristas, e também para aqueles que gostam de sentar ao volante e dirigir por longos trajetos, vivendo a paisagem e conhecendo o país. Nesse tom, a Embratur participou, no último fim de semana (7 a 9 de março), do Motodays, evento em Roma, na Itália, que é um dos principais encontros do país europeu para os turistas que curtem botar o pé na estrada.
Em parceria com a Embaixada do Brasil em Roma, a Agência apresentou destinos brasileiros de natureza ideais para turistas internacionais amantes de road trips (viagens de carro por longas distâncias). O país foi um dos quatro destinos convidados, junto com Cuba, Turquia e África do Sul. Entre os trajetos nacionais apresentados a motociclistas e motoristas estava a Rota das Emoções, que percorre os estados do Maranhão, Piauí e Ceará, na região Nordeste.
No Sudeste, a opção apresentada foi percorrer a Estrada Real e a Rota da Mantiqueira Real, trajeto que passa por trechos de Minas Gerais e do Rio de Janeiro.
Já no Centro-Oeste, os italianos conheceram um pouco das estradas de Goiás, rumo à Chapada dos Veadeiros, do Parque Estadual do Jalapão, no Tocantins, e do evento Capital Moto Week, maior festival de motos da América Latina.
Por fim, no Sul do país, os destinos apresentados aos italianos foram o Caminho da Graciosa, no Paraná, a Serra do Rio do Rastro, no Sul de Santa Catarina, e o Vale dos Vinhedos e suas vinícolas tradicionais, no Rio Grande do Sul.
Parceria indispensável
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou a importância do mercado italiano para o Brasil e da parceria com a Embaixada, que fortalece a projeção internacional do País.
“Esta é uma iniciativa muito importante para conectar operadores e agentes de viagem da Itália com os destinos brasileiros. E o trabalho em conjunto com as embaixadas é parte indispensável para melhorarmos a projeção do Brasil no exterior”, disse.
“Temos que lembrar também que Brasil e Itália são países muito próximos. O Brasil tem a maior comunidade ítalo-brasileira do mundo: são cerca de 30 milhões de descendentes, 15% da nossa população. E, neste ano de 2024, comemoramos os 150 anos da imigração italiana para o Brasil. Nós, da Embratur, reforçamos a importância de se mostrar presentes para promover os destinos do Brasil e atrair mais turistas estrangeiros para o nosso país, o que só é possível graças a essas parcerias”, afirmou.
Itália no ranking
A Itália é o quinto país europeu que mais envia turistas para o Brasil, e é considerada um mercado estratégico para o trade brasileiro. No ranking geral, a região também está em destaque: ocupa a 10ª posição entre os maiores emissores de turistas para o Brasil.
Além disso, segundo o Portal de Dados da Embratur, em 2023, o Brasil recebeu 129.447 turistas italianos. O número representa um crescimento de 49,49% em relação a 2022, quando 86.766 visitantes da região prestigiaram os destinos nacionais. No ano passado, São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará foram, respectivamente, os estados mais visitados.
A responsável pelo setor de turismo da embaixada, Flamínia Mantegazza, falou sobre os destinos brasileiros em uma apresentação ao lado de Sabrina Papiri e Alessia Conte, representantes da TAP Portugal na Itália; de Massimiliano Fillipi, operador turístico Brasil Planet, que tem sede em Roma; do especialista em viagens de moto pelo mundo (incluindo o Brasil) Riccardo La Cognata; e de Luca de Santi, do Centro Desportivo da Universidade Tor Vergata.
Qualificação
Para profissionalizar, qualificar e certificar todo o trade especializado em mototurismo no Brasil, a Confederação Brasileira de Mototurismo criou uma comissão responsável pelo tema. A intenção é, justamente, estruturar e desenvolver a atividade. E na Itália, a Embratur tem trabalhado na capacitação de operadores do mercado em parceria com a operadora italiana Quality Group para aumentar a promoção dos destinos brasileiros no mercado.
Nesta terça-feira (12), a Embratur participou, ao lado da Quality, do webinar ‘Facebook Live!’, voltado para agentes de viagens italianos. A demanda por roteiros para o Brasil com o Grupo Quality cresceu 65% entre outubro de 2023 e março deste ano em comparação com os mesmos meses de 2022 a 2023.