A Embrapa promove, nesta próxima segunda-feira (27), o primeiro encontro de mulheres rurais do Brasil com o objetivo propor a construção de uma agenda de pesquisa, desenvolvimento e inovação para este segmento da agricultura. Ministérios, organismos internacionais, instituições de pesquisa, movimento sociais, sindicatos, órgãos de extensão rural e Sebrae participam juntos do relato de experiências sobre inclusão socioprodutiva e equidade de gênero, com foco no alinhamento aos compromissos assumidos pelo governo brasileiro junto à Agenda 2030 , em especial as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS 5 (Igualdade de Gênero), referentes às mulheres do campo, das florestas, das águas e das periferias urbanas.
Para Ana Euler, diretora-executiva de Negócios da Embrapa e uma das coordenadoras do evento, o encontro é uma grande oportunidade para o intercâmbio de conhecimentos e troca de saberes e para a construção e o alinhamento das políticas públicas existentes para as mulheres rurais brasileiras e suas conexões com a Agenda 2030 da ONU. “Teremos a presença de várias representações de mulheres, como as extrativistas, as quilombolas, as assentadas da reforma agrária, as indígenas, as agricultoras familiares, mulheres dos sindicatos e associações, as gestoras do governo federal e de organismos internacionais”, acrescentou a diretora.
A abertura do encontro será às 9h e contará com a presença de secretárias nacionais de diversos ministérios e conselhos: Lilian Rahal, secretária de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS); Patrícia Vasconcelos, secretária de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA); Conceição Dantas, Subsecretária de Mulheres Rurais do MDA; Maria Nice Costa Machado, secretária de Mulheres do Conselho Nacional das Populações Extrativistas; Maria Jocicleide Lima de Aguiar, assessora para Meio Ambiente e Mudança do Clima do Ministério das Mulheres.
Pela Embrapa estarão compondo o painel de abertura a presidente Silvia Massruhá e os diretores-executivos Ana Euler (Negócios), Clenio Pillon (Pesquisa e Inovação), Selma Beltrão (Pessoas, Serviços e Finanças) e Alderi Araújo (Governança e Gestão).
Entre os temas a serem tratados no decorrer do dia estão a organização social das mulheres do campo, das águas e das florestas, as estratégias de atuação institucional que promovam a inclusão socioprodutiva e a equidade de gênero e a capacitação profissional para as mulheres rurais, com oportunidades de negócios e inovação social para a sustentabilidade.
Estão previstos o lançamento da Coleção Mulheres Rurais e apresentações da plataforma Observatório das Mulheres Rurais do Brasil e da Rede ODS Embrapa . O evento contará com exposições de produtos da agricultura familiar, apresentação musical com Martinha do Coco e troca de saberes e conhecimentos entre as diversas participantes.
Serviço:
Encontro das Mulheres Rurais
Dia 27 de novembro, de 8h às 18h, com atividades culturais a partir das 8h e abertura oficial às 9h
Local: Sala Paule Jeanne, na sede da Embrapa (Brasília, DF), e transmissão simultânea