segunda-feira 23 de dezembro de 2024
Foto: UPB
Home / NOTÍCIAS / Em visita à UPB, prefeito de Itabuna ressalta a necessidade de trabalhar pela saúde fiscal do município
quinta-feira 20 de abril de 2023 às 13:26h

Em visita à UPB, prefeito de Itabuna ressalta a necessidade de trabalhar pela saúde fiscal do município

NOTÍCIAS, POLÍTICA


Em visita à sede da União dos Munícipios da Bahia (UPB), na tarde desta quarta-feira (19), o prefeito de Itabuna, Augusto Castro, destacou a qualidade do atendimento da equipe técnica da entidade municipalista. O gestor foi recebido pelo superintendente, Elve Cardoso, e visitou todas as coordenações, a exemplo de Captação de Recursos, na qual se informou sobre convênios e programas abertos, e na Engenharia e Arquitetura, onde tratou sobre a elaboração de projetos de infraestrutura para o município.

“A UPB é a casa do municipalismo. A tradição e o trabalho que a entidade desenvolve só faz fortalecer os municípios. O presidente eleito [prefeito Quinho] tem feito uma grande trabalho de aproximação da UPB com cada município e isso ajuda muito porque nós precisamos discutir, além da estrutura interna do nosso dia a dia incluindo o apoio que a UPB oferece em vários setores como o jurídico, tributário, engenharia, mas também as grandes lutas que são o ponto de partida para cada vez mais o município ter sua independência do ponto de vista financeiro”, ressaltou.

Na oportunidade, o gestor ressaltou a saúde fiscal do município, que recuperou a certidão negativa do INSS após 10 anos e agora pode ter acesso a crédito para avançar em ações de desenvolvimento local. A intenção é que nos próximos meses Itabuna se transforme em um grande canteiro de obras, com novas praças, pavimentação de ruas, reforma de escolas e habitações do Programa Minha Casa Minha Vida.

Municipalismo forte

O prefeito evidenciou a força da UPB ao defender as bandeiras municipalistas. “Essa luta da repactuação da dívida previdenciária em 240 meses, a discussão sobre o impacto que os municípios sofrem com o e-Social, que está inviabilizando várias cidades, a luta pela reforma tributária justa, que possa gerar uma certa autonomia financeira, porque a União quando faz qualquer desoneração de IPI [Imposto sobre Produtos Industrializados] quem paga a conta são os municípios. Isso tudo é muito difícil. Então a tendência hoje nessas lutas que a UPB tem feito junto com a CNM [Confederação Nacional de Municípios] é a gente conquistar essas bandeiras que já vem sendo debatida entre o presidente e a diretoria”, disse.

O prefeito também destacou o sucesso do contato direto entre a UPB e o governo federal. “Principalmente agora que nós temos ministros baianos, a exemplo de Rui Costa, da Casa Civil, que está fazendo um grande trabalho à frente do ministério, e isso facilita a interlocução, tanto da UPB, quanto dos municípios com o governo federal, para a gente a cada dia buscar mais conquistas e independência”, explicou.

Veja também

Quem é Luiz Galeazzi, empresário que pilotava avião que caiu em Gramado

O empresário Luiz Galeazzi, que pilotava a aeronave que caiu em Gramado, na manhã deste domingo …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!