De acordo com o RFI, o Charles III se dirigiu aos britânicos pela primeira vez como novo rei. Em um discurso transmitido pela tevê na tarde desta sexta-feira (9), ele falou em tom familiar, homenageou a mãe, os filhos e a esposa, e se comprometeu com o povo britânico e do Commonwealth.
Durante todo o discurso, transmitido do Palácio de Buckingham, Charles III se referiu ao trabalho de sua mãe, a rainha Elizabeth II, que faleceu na quinta-feira (8) aos 96 anos.
O discurso foi ao mesmo tempo solene e familiar. Com uma foto da rainha sorridente e vestida de azul a seu lado, o rei prometeu “respeitar os princípios constitucionais” e servir os britânicos “por toda a vida”, retomando o compromisso que fez sua mãe, quando ascendeu ao trono aos 21 anos.
“Eu renovo diante de vocês meu compromisso de serviço ao longo de toda a vida”, declarou Charles, chamando a rainha de “inspiração e exemplo” para ele e sua família. Ele rendeu homenagem à “vida de serviços” prestados pela soberana, e ao seu “amor pela tradição”, sua “adesão sem medo ao progresso”, mas também ao seu “calor humano e seu humor”.
Família
O rei Charles III anunciou que William, seu filho mais velho, vai receber o título que era seu e se tornará o novo príncipe de Gales.
Ele também expressou seu “amor” pelo filho mais novo, Harry, e sua esposa Meghan, cuja ruptura com a monarquia para se instalar na Califórnia abalou a família real.
“Eu também quero expressar meu amor por Harry e Meghan, que continuam a construir sua via em outro país”, declarou o soberano, cujas relações com o filho estão bastante degradadas, segundo a imprensa britânica.
O prícipe viajou sozinho na quinta-feira, em um voo comercial, a Balmoral onde chegou logo após o anúncio da morte da rainha, enquanto os outros membros ativos da família real, entre eles seu irmão, foram transportados pela Royal Air Force.
Esposa leal
O novo rei também destacou “o leal serviço público” de sua esposa Camilla, agora rainha consorte, mas que durante muito tempo padeceu de uma reputação de “destruidora de lares”, quando Charles era casado com Diana.
“Eu sei que ela saberá corresponder às exigências de sua nova função com dedicação inabalável sobre a qual eu conto muito”, garantiu.
No final do pronunciamento o rei Charles III agradeceu o amor e a devoção da rainha para com sua família e seu povo. “A minha mamãe querida, que começa sua última grande viagem para se encontrar com meu pai, quero dizer apenas obrigado (…) Espero que os anjos a acompanhem em seu descanso”.