domingo 22 de dezembro de 2024
Foto: Divulgação
Home / Mundo / MUNDO / Em reunião de chanceleres, Mauro Vieira critica expansão do protecionismo
quinta-feira 8 de junho de 2023 às 16:50h

Em reunião de chanceleres, Mauro Vieira critica expansão do protecionismo

MUNDO, NOTÍCIAS


O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, participou nesta quinta-feira (8) de reunião de ministros do Grupo de Ottawa, formado por países que defendem o fortalecimento e modernização da Organização Mundial do Comércio (OMC). Na quarta-feira (7), de acordo com Victor Correia, do Correio Braziliense, Vieira também participou de encontro “mini-ministerial” da OMC, com parte dos 159 países-membro.

Ambos os encontros foram realizados em Paris, França. Durante discurso ao Grupo de Ottawa, o chanceler brasileiro criticou o aumento do protecionismo no mundo e o uso a agenda sustentável para mascarar medidas protecionistas, ou seja, que dificultam a importação de produtos e serviços de outros países.

“O Brasil também está bastante preocupado com o aumento do protecionismo em todo o mundo, e com a utilização de preocupações com a sustentabilidade como cobertura para medidas protecionistas”, declarou Mauro Vieira

Retomada da solução de controvérsias

Ele também disse, em nome do governo brasileiro, que está satisfeito com as reformas do comércio agrícola e da segurança alimentar caminhando juntas na preparação para a próxima reunião ministerial da OMC, em fevereiro de 2024, nos Emirados Árabes Unidos.

Segundo o Itamaraty, o Brasil defendeu, em ambos os eventos, a modernização, reforma e fortalecimento da OMC para que o órgão seja capaz de lidar com os desafios, especialmente dos países em desenvolvimento. “O Brasil destacou ainda a importância e urgência do pronto restabelecimento do Órgão de Solução de Controvérsias da OMC, que está paralisado desde 2019”, frisou a pasta.

Veja também

Produtores de açúcar e álcool celebram guinada da AGU para quitar dívidas

Indenizações decorrem de tabelamento de preços nos anos 1980 Segundo Felipe Erlich, da Veja, o setor …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!