Em uma reunião rápida e protocolar, o presidente Jair Bolsonaro (PL) disse nesta segunda-feira (7) ao ministro Alexandre de Moraes segundo a Bela Megale, em sua coluna no O Globo, que é importante que haja um “diálogo mais habitual” entre ambos. A conversa, relatada à coluna por interlocutores do governo que presenciaram agenda, aconteceu na entrega do convite da cerimônia de posse de Edson Fachin e Alexandre de Moraes como presidente e vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), respectivamente.
Apesar de integrantes do Supremo Tribunal Federal (STF) terem visto a visita dos ministros como um ato protocolar e sem sinais de trégua, o encontro foi entendido por membros do governo como um “gesto de distensionamento” na relação com a corte eleitoral e “muito positivo”. Aliados do presidente descreveram a reunião, que durou cerca de 15 minutos, como “amistosa” e avaliam que Bolsonaro buscou abrir um canal com Alexandre de Moraes.
Antes da reunião, Bolsonaro havia recebido o ministro da Defesa, o general Walter Braga Netto, e os três comandantes das Forças Armadas. Todos participaram da entrega formal do convite. Na agenda que aconteceu na sala do presidente, eles se colocaram à disposição para que as eleições de 2022 transcorram com segurança. Também estavam presentes o advogado-geral da União, Bruno Bianco, e o Secretário Nacional de Justiça, Vicente Santini.