O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, reafirmou a segurança e transparência das urnas eletrônicas em pronunciamento realizado em rede nacional de rádio e televisão na noite deste sábado (1º), véspera do primeiro turno das eleições.
– Somos uma das quatro maiores democracias do mundo, mas a única que apura e divulga os resultados no mesmo dia com agilidade, segurança, competência e transparência graças à tecnologia avançada, confiável, segura e auditável das urnas eletrônicas – afirmou Moraes, repetindo discurso feito a observadores internacionais das eleições na última quinta-feira (29).
Após exaltar o regime democrático como “uma construção coletiva daqueles que acreditam na liberdade”, Moraes disse que a Justiça Eleitoral “garantirá que a democracia seja exercida de maneira segura, transparente e confiável” e afastou qualquer possibilidade de violência ou coação política.
O ministro orientou os eleitores sobre a proibição do porte de armas no raio de 100 metros das seções eleitorais, assim como o veto – aprovado na última quinta (29) – ao transporte de armas e munições de colecionadores e atiradores de sábado (1°)até segunda (3).
Moraes reforçou, ainda, que a segurança e liberdade de voto serão garantidas pelo sigilo do voto e “respeito à ampla e civilizada liberdade de discussão política”.