A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (26) uma operação para cumprir mandados de busca e apreensão contra investigados por envolvimento num esquema de fraudes em licitações do Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre, o Dnit.
Cerca de 100 policiais federais cumprem 22 mandados no Distrito Federal e em São Paulo. A 15ª Vara Criminal Federal do Distrito Federal ainda determinou o sequestro de bens e valores na ordem de 12 milhões de reais.
A investigação, iniciada em 2020, a partir de auditoria realizada pela Secretaria de Controle Externo de Contratações Logísticas do Tribunal de Contas da União, revelou a existência de um possível esquema de direcionamento ilícito em pregões eletrônicos e superfaturamento na aquisição de mobiliário para diversos órgãos públicos, notadamente, o DNIT, ocorridos entre 2016 e 2017, o que configura a possível existência de um cartel entre empresas com atuação em licitações da Administração Pública Federal.
Os envolvidos responderão pelos crimes de peculato e fraude à licitação, com penas de prisão, que podem chegar a 16 anos.