Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) afirmou, através de nota oficial, que não houve furto no gabinete do deputado estadual Marcell Moares (PSDB) na noite desta quinta-feira (2), como o parlamentar havia relatado. Marcell chegou acusar um dos seguranças terceirizados da Casa de ter entrado no local e levado computadores.
A AL-BA explica que os equipamentos foram de fato retirados pelo profissional e levados à sala de segurança do Legislativo atendendo ao protocolo interno, quando gabinetes ou unidades não estejam adequadamente trancados. Todo material, segundo a nota, foi devolvido à assessoria do deputado Marcell Moraes, fato que pode ser confirmado por imagens do sistema de filmagens da Casa.
“Portanto, não houve violação no gabinete do parlamentar e o protocolo de segurança funcionou e foi seguido à risca. O relatório com a descrição do procedimento foi encaminhado aos setores administrativos da Casa e ao gabinete do deputado Marcell Moraes para esclarecer o lamentável equívoco”, diz trecho da nota.
Veja nota na íntegra:
A Assembleia Legislativa esclarece que não houve furto no gabinete do deputado Marcell Moraes (PSDB), como ele foi levado a crer, porque equipamentos foram de fato retirados pela segurança da ALBA estabelecido no protocolo interno quando gabinetes ou unidades não estejam adequadamente trancados. Todos os equipamentos retirados no gabinete foram levados para a sala de segurança e devolvidos ao gabinete do parlamentar – fato confirmado por imagens do sistema de filmagens da Casa.
Diariamente a segurança realiza rondas noturnas nos quatro edifícios que compõe a Assembleia. Nestas rondas são verificadas, entre outras, se as portas dos gabinetes dos parlamentares, lideranças e áreas administrativas estão fechadas. Com as luzes desligadas os prepostos utilizam de lanterna, como ocorreu no gabinete do parlamentar. O procedimento padrão uma vez identificada que a porta não está trancada é fotografar e relatar a chefia imediata. Realizada esta etapa, o segurança deve observar se a chave está na parte interna da fechadura e trancar.
Caso não exista a possibilidade de trancamento, – como veio a acontecer –, o segurança deve entrar no gabinete, registrar através de foto e vídeos os equipamentos que estão dispostos e comunicar ao chefe imediato para receber orientação do que deve ser feito. Por volta das 21h30 da última quinta-feira (2) este procedimento foi feito pelo segurança responsável pela ronda. O gabinete do deputado estadual Marcell Moraes (PSDB) estava aberto com equipamentos expostos.
Após o registro fotográfico, o segurança informou ao chefe do setor a situação e foi orientado a recolher os equipamentos para a sala da segurança. Na manhã desta sexta-feira (3) todos os equipamentos foram devolvidos à assessoria do deputado. Portanto, não houve violação no gabinete do parlamentar e o protocolo de segurança funcionou e foi seguido à risca.
O relatório com a descrição do procedimento foi encaminhado aos setores administrativos da Casa e ao gabinete do deputado Marcell Moraes para esclarecer o lamentável equívoco.
Deputado acusa segurança da AL-BA de supostamente furtar objetos em seu gabinete; assista ao vídeo