O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), se encontraram na noite de quarta-feira (2) no Palácio da Alvorada. A reunião durou cerca de três horas.
O encontro acontece em meio a negociações para uma reforma ministerial. Enquanto o Centrão busca mais espaço no governo, Lula quer garantir uma base no Congresso para aprovar projetos.
Durante a reunião, Lula e Lira deram continuidade a uma conversa que tiveram por telefone antes do recesso parlamentar, sobre governabilidade e o ingresso do Centrão no governo.
Ambos concordaram que é melhor que Lira tenha contato direto com Lula, sem intermediários.
O presidente tem declarado que não negocia com o Centrão, mas sim com partidos, como o Progressistas, de Lira, e o Republicanos.
Por outro lado, posturas e declarações feitas pelo presidente da República têm irritado Lira. Os dois deveriam ter se encontrado na terça-feira (1º), mas Lira desistiu.
Ainda na quarta-feira, Lula já havia dito à cúpula do PT que o partido deve perder espaço no governo. A informação foi revelada pelo blog da Natuza Nery.