quinta-feira 26 de dezembro de 2024
Trecho de inserção da campanha do presidente Jair Bolsonaro - Foto: Reprodução
Home / NOTÍCIAS / Em inserção na TV, campanha de Bolsonaro exibe vídeo de petistas presos para ampliar rejeição a Lula; assista
terça-feira 11 de outubro de 2022 às 14:06h

Em inserção na TV, campanha de Bolsonaro exibe vídeo de petistas presos para ampliar rejeição a Lula; assista

NOTÍCIAS


A campanha do presidente Jair Bolsonaro (PL) mudou o tom na segunda semana do horário eleitoral gratuito na TV no segundo turno e partiu de acordo com  Daniel Gullino e Thiago Bronzatto, do O Globo, para o ataque contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Uma nova inserção associa o candidato petista a colegas de partido presos no escândalo do mensalão e na Operação Lava-Jato.

Assista abaixo:

O vídeo de 30 segundos, que deve ser exibido nesta terça-feira, destaca imagens de José Dirceu, Antonio Palocci e José Genoíno, ex-cardeais do PT, com um carimbo de “todos presos”. A peça ainda ressalta em letras garrafais que “Lula quer os seus cúmplices de volta” ao poder e faz a seguinte pergunta: “Você quer ser eleitor ou cúmplice?”

A gravação foi confeccionada pelo publicitário paulista Allan Barros, que passou a ajudar o marqueteiro Duda Lima na campanha à reeleição de Bolsonaro.

A estratégia por trás dessa inserção é aumentar a rejeição a Lula, associando a imagem do candidato do PT com ex-integrantes da cúpula do partido que foram presos em escândalos de corrupção.

De acordo com a última pesquisa do Ipec, divulgada nessa segunda-feira, 42% dos eleitores não votariam de jeito nenhum no ex-presidente, uma oscilação de dois pontos para cima em relação ao último levantamento, de 5 de outubro. Bolsonaro tem 48% de rejeição, uma queda de dois pontos no mesmo período.

Em outra inserção, que também deve ser exibida nesta terça, a campanha de Bolsonaro ressalta que o petista teve alta votação em presídios no primeiro turno das eleições. Um narrador afirma que “os criminosos escolherem o Lula para presidente” e pede aos eleitores “cuidado” na hora de votar, porque “é a vida da sua família que está em perigo”.

As novas peças marcam uma inflexão no tom dos vídeos difundidos pela campanha de Bolsonaro no segundo turno. Na semana passada, com o retorno do horário eleitoral gratuito, o comitê eleitoral do presidente utilizou inserções para destacar a vitória nas urnas de aliados do PL, que formaram a maior bancada do Congresso.

Na sequência, a campanha passou a circular uma gravação exaltando eleitores do Nordeste. O objetivo era minimizar a fala do presidente que associou o analfabetismo com a vitória do Lula na região e celebrar o dia do Nordestino, em 8 de outubro.

Na gravação, eleitores de Bolsonaro na região dizem que conseguiram virar votos a favor do presidente e convocam outras pessoas a fazer o mesmo. No segundo turno, a campanha trabalha com duas principais estratégias no Nordeste: reduzir o número de abstenção nas urnas e encurtar a desvantagem para Lula por meio do apoio de prefeitos e liderança evangélicas.

Veja também

As dúvidas em torno do favorito para dirigir Governança e Conformidade da Petrobras

O Conselho de Administração da Petrobras decidirá no primeiro trimestre de 2025 quem será o …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!