O deputado federal Júnior Mano (PL) organizou na quarta-feira (16) um encontro de 41 prefeitos para sinalizar apoio ao candidato do PT em Fortaleza, o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE) Evandro Leitão (PT), registra Luísa Marzullo, do O Globo. O partido do deputado que é correligionário do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tem a candidatura do André Fernandes (PL).
Além de gestores ligados ao deputado, participaram do encontro importantes lideranças do PT no estado como o governador Elmano de Freitas e o ministro da Educação, Camilo Santana.
Um dos interlocutores do evento é o prefeito de Eusébio, Acilon Gonçalves, que agora está sem partido, mas foi presidente estadual do PL até novembro do ano passado. Ele sempre foi aliado de Camilo Santana, mas teve que adotar uma postura menos governista no comando do partido. Entre crises, enfrentou a cassação da chapa de deputados estaduais e a expulsão de Yury do Paredão, após este posar ao lado de ministros de Lula (PT) “fazendo o L”, gesto de apoio ao presidente. Ao anunciar sua saída da sigla, Acilon Gonçalves afirmou que deixou a presidência por “divergências de entendimento com outros membros da sigla”.
Nas redes sociais, prefeitos como o de São Luís do Curu, Tiago Abreu, relatam terem sido orientados por Júnior Mano nas eleições. “Acompanhando nosso líder e amigo Júnior Mano, manifestamos apoio ao (candidato a) prefeito Evandro Leitão”, escreveu Abreu no Instagram.
Vídeos foram gravados com todos os líderes gritando frases de efeito como “Evandro eleito”.
Integrante do PL, Júnior Mano integra a ala governista do partido, que vem sendo alvo de punições internas na Câmara dos Deputados. Ele faz parte do grupo de parlamentares que foi suspenso das comissões da Casa após votar a favor da reestruturação ministerial.