A Prefeitura de Salvador participa nesta semana da Academia de Ação Climática Inclusiva (Inclusive Climate Action – ICA Academy), que é realizada na cidade do Rio de Janeiro desde a última segunda-feira (11). O workshop, com representantes de cidades de diversas partes do mundo, debate sobre como incentivar a geração de empregos justos, bons e verdes e acelerar a transição para uma economia sustentável.
Representam a gestão municipal a secretária de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Fernanda Lordêlo; Ivan Euler, que é subsecretário da Secretaria de Sustentabilidade e Resiliência (Secis); e Cintia Martins, representante do Escritório de Cooperação Internacional.
O evento, com duração de cinco dias, é organizado pelo C40 Cities e visa conectar cidades, nacionais e internacionais, com um desejo comum de promover mudanças nas políticas e defesa conjunta para a implementação de novos acordos verdes locais e inclusivos.
A comitiva de Salvador apresentou as dificuldades e os gargalos que a cidade está enfrentando em termos de inclusão efetiva das mulheres no mercado de trabalho para empregos verdes, visando superar estereótipos de gênero, desigualdades salariais e outras barreiras que limitam sua participação integral, bem como fortalecer a economia sustentável.
A secretária Fernanda Lordêlo destaca uma das estratégias apresentadas no workshop diante do desafio de gerar empregos verdes na cidade: “A SPMJ vem, através do seu Programa Marias na Construção, incorporando conteúdos de sustentabilidade nos cursos já existentes e, ainda, lançamos o curso de Técnicas de Construção de Fachadas Verdes Produtivas, em parceria com o SENAI”, disse.
Já o subsecretário da Secis, Ivan Euler, pontua como o programa Salvador Solar, que incentiva o uso de energia solar fotovoltaica na cidade, é um case de sucesso da gestão do prefeito Bruno Reis, visto que incentiva o uso de energia limpa proveniente do sol, gerando empregos verdes em nossa cidade.
Além de Salvador, participam do evento representantes das cidades de Rio de Janeiro e São Paulo (Brasil), Accra (Gana), Bogotá (Colômbia), Ekurhuleni (África do Sul), Los Angeles, Seattle (Estados Unidos) e Vancouver (Canadá).
C40 Cities – C40 é uma rede global de quase 100 prefeitos das principais cidades do mundo que estão unidos em ação para enfrentar a crise climática. 40 grandes cidades estão empenhadas em usar uma abordagem inclusiva, baseada na ciência e ação colaborativa para reduzir sua parcela justa de emissões pela metade até 2030, ajudar o mundo a limitar o aquecimento global a 1.5°C e construir comunidades saudáveis, equitativas e resilientes.