Em entrevista à NBC News, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se recusou a admitir que perdeu a eleição para Lula. As declarações foram feitas na noite de sábado (4), durante a Conferência de Ação Política Conservadora (CPAC), em Washington.
“O povo brasileiro protestou contra o resultado das eleições e o outro lado não comemorou a eleição do outro candidato”, afirmou.
Bolsonaro disse ainda não ter responsabilidade pelos atos golpistas de 8 de janeiro: “Eu não era mais presidente e estava fora do Brasil”.
Ele também responsabilizou a esquerda pela destruição nas sedes dos Três Poderes em Brasília:
“Todas as manifestações de direita dos últimos quatro anos foram pacíficas e não temos nada a ver com isso”, disse. “Nosso povo nunca faria o que o povo fez em 8 de janeiro. Foram pessoas de esquerda que planejaram tudo isso”.
O ex-presidente deixou o Brasil no final de dezembro e se mudou para Orlando, na Flórida. Questionado se voltaria ao país e enfrentaria as acusações, Bolsonaro disse que não responde a processos e “não foi citado em absolutamente nada”. Acrescentou que voltará ao país ainda neste mês.