sexta-feira 22 de novembro de 2024
O plenário do SenadoO plenário do Senado | Marcos Oliveira/ Agência Senado
Home / DESTAQUE / Em contraponto ao governo, Senado discute auxílio social permanente
sábado 30 de outubro de 2021 às 05:02h

Em contraponto ao governo, Senado discute auxílio social permanente

DESTAQUE, NOTÍCIAS, POLÍTICA


O Senado está discutindo alternativas segundo o Estadão para viabilizar o Auxílio Brasil sem mexer no teto de gastos em 2022. Além disso, a casa quer elaborar um programa de renda básica permanente no País. O movimento visa ser um contraponto ao projeto do governo do presidente Jair Bolsonaro.

Com críticas dos líderes do Senado em relação à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos precatórios, a casa deve voltar ao tema que torna a renda básica um direito permanente dos brasileiros. Alguns senadores querem criar uma PEC exclusiva para o tema.

“O que importa de fato é tornar a renda básica uma política de Estado, que não fique à mercê da vontade do governante, uma política permanente, constitucional. Essa é a única forma de blindá-la de turbulências políticas, garantindo maior segurança da proteção social prestada aos mais necessitados pelo poder público”, disse o líder do MDB, Eduardo Braga (AM), autor da PEC, em discurso no Senado.

O relator da PEC, Antonio Anastasia (PSD-MG), retirou um dispositivo que excluía toda a despesa com a renda básica do teto de gastos. O argumento é separar a discussão sobre uma política constitucional de financiamento para o próximo ano.

Nos bastidores do Senado, parlamentares falam em apresentar alternativas para oferecer uma resposta à demanda social sem carimbar uma proposta desenhada para beneficiar Bolsonaro politicamente.

Além da PEC, o Senado avalia pautar nas próximas semanas um projeto de lei que cria a chamada Lei de Responsabilidade Social, apresentado pelo senador Tasso Jereissati (PSDB-CE). A proposta cria um benefício referencial de R$ 125 mensais per capita e metas de diminuição da pobreza no País.

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!