O presidente Lula e o presidente da Argentina, Alberto Fernández, devem assinar um acordo de cooperação envolvendo a Antártica, durante a visita oficial do mandatário brasileiro a Buenos Aires, na próxima semana. As informações são do Metrópoles
Segundo o secretário das Américas do Itamaraty, embaixador Michel Arslanian Neto, os dois países devem assinar um acordo de cooperação tecnológica envolvendo o Programa Antártico Brasileiro.
Em conversa com a imprensa nesta sexta-feira (20/1), o secretário ressaltou que a ida de Lula à Argentina será uma “visita com dimensão claramente política”, na medida em que ocorrerá três semanas após o início do novo governo.
Durante a viagem, Lula participará, na terça-feira (24/1), da cúpula da Celac (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos), bloco regional do qual o Brasil estava distante desde 2020.
Após a cúpula, ainda na terça, Lula deve ter reuniões bilaterais com líderes de outros países. Como noticiou a coluna, estão previstos encontros com os presidentes de Cuba, Miguel Díaz-Canel, e da Venezuela, Nicolás Maduro.
Na lista de possíveis bilaterais, há ainda previsão de reuniões de Lula com o diretor geral da FAO, QU Dongyu, com o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, e com a primeira-ministra de Barbados, Mia Amor Mottley.
Na segunda-feira (23/1), Lula fará uma visita oficial a Fernández na Casa Rosada, sede do governo argentino. No mesmo dia, à noite, o petista deve participar de um encontro com empresários brasileiros e argentinos.