O ex-presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, acabou criticando a invasão norte-americana ao Iraque, que ele próprio ordenou, ao se referir à guerra da Rússia na Ucrânia.
“O resultado…é a decisão de um homem de lançar uma invasão totalmente injustificada e brutal no Iraque”, declarou o ex-presidente republicano, que se deu conta do erro logo depois. “Digo, na Ucrânia”. “Estou com 75 anos”, disse ele.
Assista abaixo:
A gafe aconteceu durante um discurso que ele fazia em um evento do Bush Center, um instituto do próprio ex-presidente para formação de líderes, no Texas. No momento da falha, Bush criticava o sistema político da Rússia e o presidente do país, Vladimir Putin.
Logo após a confusão, Bush, rindo, culpou sua idade pela troca de nome dos países. Em 2003, quando estava na presidência dos Estados Unidos, Bush ordenou a invasão de tropas ao Iraque, sob o argumento de que o país produzia armas de destruição em massa, que nunca foram encontradas.
O então líder do país, Saddam Hussein, foi derrubado durante a invasão, que aconteceu sem o respaldo da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), que os EUA fazem parte.