quarta-feira 20 de novembro de 2024
Presidente Lula participa de café da manhã com jornalistas no Palácio do Planalto Sergio Lima/AFP
Home / DESTAQUE / Em apenas três dias, três pesquisas apontam queda da aprovação de Lula
sábado 9 de março de 2024 às 07:21h

Em apenas três dias, três pesquisas apontam queda da aprovação de Lula

DESTAQUE, NOTÍCIAS, POLÍTICA


Em um intervalo de três dias, o presidente Lula da Silva (PT) recebeu três notícias desfavoráveis. Pesquisas de opinião conduzidas por três institutos diferentes mostraram uma queda na aprovação do governo do petista. O levantamento mais recente foi divulgado nesta última sexta-feira (8) pelo Ipec (antigo Ibope), que apontou o recuou da aprovação de 51% para 49% e aumento da desaprovação de 43% para 45% na comparação com o mês de dezembro.

Segundo artigo de Rodrigo Daniel Silva, do jornal Correio, essa avaliação positiva é a menor desde o início do governo, em janeiro de 2023, e a avaliação negativa, a maior. De acordo com os dados do Ipec, a popularidade de Lula tem caído até mesmo no Nordeste, a principal base eleitoral do petista. A avaliação positiva, entre os nordestinos, que era de 52% , recuou para 43%. A região foi a única, na campanha eleitoral de 2022, a garantir a vitória do então candidato do PT. Ele venceu o adversário político Jair Bolsonaro (PL) por 69% a 30%.

A notícia torna-se ainda pior para Lula quando se observa um outro aspecto da pesquisa. Conforme o Ipec, os brasileiros estão pessimistas em relação à administração do chefe do Palácio do Planalto. Metade dos entrevistados disse que o governo está no caminho errado, e 43% avaliam que está na trajetória correta.

A sondagem de opinião do Ipec está em sintonia com o levantamento da Quaest, divulgado na quarta-feira (6). Este instituto também aponta uma queda na popularidade do governo Lula quando se compara com dezembro de 2023. A aprovação que era de 54% recuou para 51%, já a desaprovação subiu de 43% para 46%. A Quaest também indicou uma diminuição da avaliação positiva na região Nordeste, com redução da aprovação de 70% para 68% e aumento da reprovação de 28% para 31%.

Já o levantamento do Atlas, que foi publicado na quinta-feira (7), mostra que a aprovação de Lula saiu de 52%, em janeiro deste ano, para 47%. Uma redução de 5pp. em apenas três meses. A desaprovação subiu de 43% para 46%. Nesta pesquisa, os entrevistados foram questionados sobre como avaliam cada área da gestão petista. As mais mal avaliadas são: segurança pública, combate à corrupção e redução de pobreza e políticas sociais. Já as áreas bem avaliadas são direitos humanos, relações internacionais e meio ambiente.

Fatores do recuo

Analistas políticos avaliam ainda de acordo com Rodrigo Daniel Silva, do Correio, que a declaração recente de Lula, que fez uma paralelo entre a ação de Israel em Gaza ao Holocausto, como um dos fatores para o crescimento da impopularidade. Entre os evangélicos, que têm se majoritariamente se posicionado favorável aos israelitas, o presidente da República perdeu popularidade. Segundo o Ipec, 41% deste segmento avaliam negativamente o governo petista. A Quaest aponta que a desaprovação entre este público chega a 62%.

O crescimento da inflação dos alimentos no início deste ano também contribuiu para a aumentar a desaprovação, segundo o diretor da Quaest, Felipe Nunes. Em janeiro, houve a maior alta na alimentação e nas bebidas para o mês desde 2016. A perspectiva não é boa para este ano por causa do El Niño – fenômeno climático caracterizado pelo aquecimento das águas do Oceano Pacífico que provoca aumento da temperatura global. “Ele já vem provocando alterações de clima, e isso é ruim para a agricultura. O receio é que o fenômeno possa afetar as safras, atrasando o plantio ou a colheita”, disse o economista André Braz, do FGV Ibre (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas), em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo.

Veja também

Manutenção do acordo de delação de Mauro Cid vai depender do depoimento de hoje

Investigadores que estão na linha de frente da operação desta terça-feira (19) informaram ao blog de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!