A Assembleia Legislativa de Alagoas aprovou nesta quinta-feira (15), por 22 votos a favor e dois contrários conforme noticiou
Carlos Madeiro, do UOL, , a indicação da administradora Renata Calheiros para o cargo vitalício de conselheira do TCE (Tribunal de Contas do Estado). A data da posse ainda não foi informada.
Aos 42 anos, ela é esposa do ex-governador e senador eleito Renan Filho (MDB) e nora do senador Renan Calheiros (MDB), ambos por Alagoas. A ex-primeira-dama vai assumir a vaga deixada pela aposentadoria de Cícero Amélio da Silva.
Renata se inscreveu para concorrer ao cargo ontem à tarde, teve a candidatura aprovada após sabatina nesta manhã e aprovação pelo plenário da casa logo em seguida —tudo em 24 horas.
Renan Filho é um dos principais cotados para assumir o Ministério de Minas e Energia a partir de 2023, por indicação da bancada do MDB no Senado. Ele esteve presente na Assembleia na votação de hoje.
A candidatura de Renata foi aprovada após as comissões de Constituição, Justiça e Redação e de Orçamento, Finanças, Planejamento e Economia da Assembleia realizarem sabatina pública. Renata concorreu com mais oito candidatos.
Além dela, também recebeu dois votos a candidata Kézia Sayonara Franco Rodrigues Medeiros, que é advogada, mestranda em direito pela Ufal (Universidade Federal de Alagoas) e vice-presidente da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas.
É função do conselheiro a fiscalização da probidade dos agentes públicos e contas de governos.
A nova conselheira é formada em administração pela UnB (Universidade de Brasília) e foi técnica concursada da Caixa Econômica Federal de 2001 a 2020. Ela também é especialista em Primeira Infância pela Universidade de Harvard (EUA).
No currículo entregue à assembleia, ela cita ainda que exerceu o cargo de secretária municipal de Murici (AL) entre 2005 e 2010 —mesmo período em que seu marido foi prefeito— e coordenou a política da primeira infância em Alagoas, entre 2015 e abril de 2022, quando Renan Filho era governador.