Em 2023, o governo federal, sob o comando do presidente Lula da Silva (PT), gastou 60% a mais em publicidade da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom) e dos ministérios com os canais de TV do Grupo Globo do que em 2022, último ano do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Os números constam em um levantamento divulgado pelo site Poder360 nesta sexta-feira (5).
De acordo com o veículo, os dados apurados junto ao Planejamento de Mídia do Sistema de Comunicação de Governo do Poder Executivo Federal (Sicom), devidamente corrigidos pela inflação, apontaram que os gastos com os canais do Grupo Globo passaram de R$ 89 milhões em 2022 para R$ 142 milhões no ano passado.
Enquanto que, em 2022, os canais da Globo ficaram com 28% da publicidade governamental em TV, no ano passado esse percentual dobrou e chegou a 56%. A emissora, por sinal, foi a única das maiores redes do Brasil que cresceu sob o comando de Lula. Record, SBT, Bandeirantes, RedeTV! e suas afiliadas viram os pagamentos caírem pela metade em 2023 ante 2022.
Ao comentar as informações, a Secom informou que a base de dados está “em constante atualização” e que pode ter números parciais passíveis de criarem “distorções e interpretações equivocadas”. A pasta, no entanto, não indicou nenhuma interpretação que considere equivocada nas comparações, de acordo com o Poder360.