Presidente do Brasil quando a rainha Elizabeth II foi coroada, em junho de 1953, Getúlio Vargas não viajou para a cerimônia. Porém, conforme Raphael Veleda, do Metrópoles, o então presidente homenageou a monarca e enviou a ela presentes que foram usados em diversas ocasiões nos 70 anos de reinado dela.
Um conjunto de colar e brincos de águas-marinhas brasileiras foi entregue à rainha pelo então embaixador do Brasil no Reino Unido, o empresário de comunicação Assis Chateaubriand. A rainha gostou do presente e mais peças com as mesmas pedras lhe foram dadas em outras ocasiões.
Em 1958, Elizabeth e seu marido, o príncipe Philip, estiveram no Brasil e o presidente Juscelino Kubitschek deu a ela um broche e uma pulseira de águas marinhas. Já em 1968, o governo brasileiro completou o conjunto, presenteando a rainha da Inglaterra com uma tiara feita com a mesma pedra preciosa.
As joias ornaram Elizabeth II especialmente quando ela recebia chefes de Estado brasileiros, como na imagem em destaque desta reportagem, quando a monarca recepcionou o então presidente Fernando Henrique Cardoso, em 1997. Em 2006, quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a visitou no Palácio de Buckingham, a rainha também fez questão de usar o conjunto.
Jornais de 1953 mostram ainda que o então presidente Vargas ordenou que os navios de guerra brasileiros dessem, na data da coroação de Elizabeth II, uma salva de 21 tiros em homenagem à rainha. O Rio de Janeiro era a capital da República na ocasião.
Lula na coroação do rei Charles III
O presidente Lula está em Londres para a cerimônia de coroação do sucessor de Elizabeth II, seu filho, o rei Charles III. O evento ocorre neste sábado (6). Pelo protocolo previsto pela realeza britânica, porém, dessa vez o governante brasileiro não deverá levar presentes, assim como os demais chefes de Estado convidados para a cerimônia.