O deputado federal Elmar Nascimento (DEM) questionou nesta quarta-feira (15) o governador Rui Costa (PT) sobre os investimentos no interior do estado após o próprio petista anunciar, em entrevista à TVE, um repasse de R$ 180 milhões do governo federal para a Bahia para o combate ao coronavírus.
O deputado voltou a afirmar que o governo do estado abandonou o interior na luta contra a Covid-19. “Onde estão esses investimentos no interior? Não prática, não vemos esse valor aplicado. É do caixa do estado? A saúde do interior da Bahia está a Deus dará, abandonada à própria sorte, sem leitos de UTI em número suficiente para enfrentar esta terrível pandemia”, criticou.
Segundo dados do Datasus, o estado conta com 923 leitos específicos para o tratamento da doença, sendo que 792 deles somente em Salvador. Sobram somente 131 UTIs para os demais municípios da Bahia, que tem sofrido com o avanço da doença, especialmente na região Sul em municípios como Ilhéus e Itabuna.
“Além do drama de sofrer com efeitos do coronavírus, quem tem a doença é obrigado a se deslocar por quilômetros até a capital para buscar tratamento, enquanto o interior sofre com a falta de investimentos do governador. E vale ressaltar que muitos desses leitos em Salvador foram criados pela prefeitura”, afirmou.