Reportagem da Revista IstoÉ que chega nas bancas nesta quarta-feira (2), aponta o deputado federal Elmar Nascimento (DEM) que já tem malas prontas para ingressar no PSL e presidir a sigla no estado, como o candidato bolsonarista ao Governo do Estado. Tudo estaria no bojo das negociações que devem reconduzir o presidente da República ao partido pelo qual se elegeu em 2018.
Confirmando-se esta hipótese, seria mais um nome apontado como candidato ao Governo do Estado apoiado por Jair Bolsonaro (ainda sem partido); outro que desponta como nome do bolsonarismo que garantiria para o capitão reformado um palanque no estado é o ministro da Cidadania, João Roma (Republicanos).
Senado
Em princípio, as movimentações de Elmar Nascimento teriam o objetivo de guindá-lo à condição de candidato ao Senado Federal em uma chapa que, mais provavelmente, seria a liderada pelo ex-prefeito de Salvador e presidente nacional do DEM, ACM Neto. Segundo já noticiado na imprensa sobre Elmar, as articulações que ele iniciou com o presidente nacional do PSL, Luciano Bivar, teriam a anuência de Neto.
O PSL na Bahia tende a apoiar a candidatura ao governo de Neto, mas não descarta o apoio a Jaques Wagner (PT) em 2022, embora esta seja uma tendência minoritária. Mas se Elmar for confirmado como nome ao Governo pelo PSL, como apontou a IstoÉ, estaria configurado um enrosco no meio de campo da centro-direita baiana que poderia ter três nomes disputando a mesma cadeira no Palácio de Ondina.