segunda-feira 27 de janeiro de 2025
Deputado Elmar Nascimento (União Brasil) Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados
Home / DESTAQUE / Elmar Nascimento contraria Bivar e apoia saída de deputados sem perda de mandato
terça-feira 11 de abril de 2023 às 19:56h

Elmar Nascimento contraria Bivar e apoia saída de deputados sem perda de mandato

DESTAQUE, NOTÍCIAS, POLÍTICA


O líder do União Brasil na Câmara, o deputado baiano Elmar Nascimento, tenta um acordo segundo Lauriberto Pompe, do O Globo, para que os deputados que querem se desfiliar do partido possam fazer isso sem perderem os mandatos. A bancada do partido fez nesta terça-feira sua reunião semanal para discutir as pautas da Câmara. No final do encontro, os deputados do Rio de Janeiro que querem sair da legenda conversaram separadamente com Elmar.

A avaliação do líder partidário é que vale a pena evitar criar um mal estar generalizado na legenda, aceitando a perda de seis parlamentares, e tentar fazer crescer o número de deputados daqui a três anos, quando tem eleição e janela partidária, período em que os deputados federais podem trocar de sigla sem perder a legenda. Além do Rio, há insatisfação em outros estados, como Pernambuco e Mato Grosso do Sul.

A articulação contraria o presidente do partido, Luciano Bivar, que disse em entrevista ao GLOBO que vai pedir o mandato dos parlamentares que saírem da legenda. Pela regra atual da fidelidade partidária, os parlamentares precisam de autorização da legenda ou da Justiça Eleitoral para mudar de partido. A ministra do Turismo, Daniela Carneiro, seu marido, o prefeito de Belford Roxo, Wagner Carneiro, conhecido como Waguinho, e cinco deputados pediram para se desfiliar do União após uma disputa com Luciano Bivar e com o vice-presidente do União Brasil, Antonio Rueda.

Waguinho já se filiou ao Republicanos e assumiu a direção estadual da legenda. A ideia é que todos os outros dissidentes, incluindo a ministra, também entrem no mesmo partido. Como ele é prefeito, pode sair da legenda sem precisar obedecer regras de fidelidade partidária, diferente de sua mulher, que é deputada licenciada, e dos outros parlamentares.

Em outro posicionamento que diverge do presidente da legenda, Elmar Nascimento disse a interlocutores que seu papel “é mediar” um acordo. Ele também afirmou que não recebeu nenhuma demanda de deputado para trocar o comando do Ministério do Turismo e que não se movimenta para fazer isso. A avaliação da maior parte da bancada do União é que a escolha de Daniela para o cargo foi feita diretamente por uma negociação entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o prefeito e a ministra, e que, por isso, apenas o presidente poderia trocá-la.

Adversários de Bivar também reclamam que ele muitas vezes fala em nome de partido sobre assuntos que não foram acordados com a bancada. Também criticam o fato de ele nunca participar das reuniões semanais dos deputados do partido e dizem que ele tenta se colocar como ministro no lugar de Daniela.

Além de Daniela Carneiro, pediram na última quinta-feira a desfiliação da legenda os deputados Chiquinho Brazão, Juninho do Pneu, Marcos Soares, Ricardo Abrão e Danielle Cunha. Os parlamentares reclamam da tentativa de tirar Waguinho do comando do diretório estadual do União no Rio de Janeiro, corte de senha do diretório estadual, que permitia a destinação de recursos do fundo partidário e nomeação de comissões municipais provisórias.

Veja também

Governo da Bahia convoca mais 313 professores classificados em seleção pública

A Secretaria da Educação (SEC) publicou, neste último sábado (25), no Diário Oficial do Estado …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!