quarta-feira 5 de fevereiro de 2025
Elmar Nascimento e Antonio Brito chegam a festa de deputado do PSD em Brasília Foto: Victor Ohana / Estadão
Home / DESTAQUE / Elmar e Brito chegam juntos a festa do PSD e reforçam aliança contra Motta e Lira
quarta-feira 9 de outubro de 2024 às 07:03h

Elmar e Brito chegam juntos a festa do PSD e reforçam aliança contra Motta e Lira

DESTAQUE, NOTÍCIAS, POLÍTICA


Os líderes do União Brasil, Elmar Nascimento, e do PSD, Antonio Brito, os parlamentares baianos chegaram juntos a uma festa promovida pelo deputado Igor Timo (PSD-MG) na noite desta última terça-feira (8). O gesto reforçou a aliança que os dois formaram contra a candidatura do líder do Republicanos, Hugo Motta (Republicanos-PB), ao comando da Câmara. O paraibano tem o apoio do presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL).

O evento, promovido por Timo em uma casa em Brasília, teve como mote segundo Iander Porcella e Victor Ohana, do Broadcast/Estadão, a comemoração da chegada do deputado ao PSD – ele recentemente trocou o Podemos pelo partido de Gilberto Kassab. No entanto, a ocasião acabou se transformando em mais uma festa para demonstrar força política na disputa pela sucessão de Lira. Além disso, membros do PSD celebram o desempenho da legenda nas eleições municipais, após abocanhar a maior fatia de prefeituras no 1º turno.

Em julho, quando ainda eram adversários na corrida pela presidência da Câmara, Elmar e Brito protagonizaram uma competição de festas. Na ocasião, os dois reuniram, separadamente, uma série de parlamentares governistas e de oposição, além de ministros do governo Lula.

Em setembro, o líder do PT, Odair Cunha (MG), anunciou nas redes sociais que Lira havia escolhido Motta como seu candidato na Câmara. A postagem do petista ocorreu após um almoço em comemoração ao aniversário do líder do Republicanos.

Brito e Elmar, contudo, decidiram continuar na disputa pelo comando da Casa e fizeram uma aliança contra Motta e Lira – a ideia é que o candidato entre eles que tiver mais chances de ganhar assuma a candidatura mais para frente.

Elmar era considerado o favorito de Lira, por ser seu amigo pessoal. Nos bastidores, contudo, deputados diziam que o presidente da Câmara preferia Motta. Quando Marcos Pereira (SP),1º vice-presidente da Câmara na atual Legislatura e presidente do Republicanos, desistiu de concorrer e declarou apoio a Motta, Lira viu o caminho aberto para impulsionar o deputado paraibano.

Motta negocia com o PT a 1ª Secretaria da Casa, caso seja eleito, em troca do apoio do partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Hoje, os petistas ocupam a 2ª Secretaria, com a deputada Maria do Rosário (RS).

A disputa pela sucessão de Lira no comando da Casa esfriou nas últimas semanas, com o foco dos parlamentares na eleição municipal, mas deve voltar a ganhar força a partir de agora.

O PL, sigla do ex-presidente Jair Bolsonaro, por sua vez, deve ficar com a 1ª vice-presidência da Câmara se Motta vencer a eleição. De acordo com deputados ouvidos pela reportagem, a 2ª vice-presidência da Casa ainda está indefinida e dependerá de negociações com outros partidos, assim como os outros cargos da Mesa Diretora.

Veja também

Ao lado de Netanyahu, Trump diz que quer tirar ‘todos’ os moradores de Gaza permanentemente

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que quer tirar “todos” os moradores da Faixa de Gaza de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!