A cerimônia de diplomação da prefeita eleita Eliana Gonzaga, da vice-prefeita Cristina Soares e dos 13 vereadores que saíram vencedores nas urnas no último pleito eleitoral em Cachoeira (BA) aconteceu na última sexta-feira (19), por videoconferência. Os prefeitos e vereadores dos municípios de São Félix e Maragojipe também foram diplomados na mesma ocasião.
Em discurso emocionado, Eliana dedicou a vitória à mãe, Antônia Gonzaga, que faleceu em maio deste ano. “Esteve comigo em cada momento e em seu último adeus me disse para não desistir, para seguir em frente, porque, como ela
mesma me disse, eu sou esperança da nossa gente. E foi por ela também que resisti. E seguirei resistindo”, declarou.
A prefeita eleita também dedicou a vitória no pleito ao militante político Ivan Passos, vítima de homicídio dois dias após as eleições, e a todos os cachoeiranos.
Eleita com 10.448 votos, Eliana torna-se a primeira mulher negra a ocupar o mais alto cargo do município. Com origem na luta sindical, foi vereadora por dois mandatos, sendo a mulher mais votada nas eleições de 2008.
Eliana Gonzaga afirmou em seu discurso também que trabalhará para fazer uma gestão de excelência para todos os cachoeiranos, independente de opções políticas. “Sei que enfrentaremos obstáculos, mas não recuaremos do nosso projeto pela transformação de Cachoeira para melhor, sem deixar ninguém para trás”.
Após a cerimônia virtual, a prefeita eleita e a vice receberam uma homenagem dos apoiadores, que se reuniram na Praça da Aclamação e entregaram rosas às eleitas.