Biometria feita com agendamento, aumento do número de servidores e rapidez no atendimento estão entre as sugestões de melhorias apresentadas pelos eleitores de Feira de Santana para o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA).
As recomendações são resultado da pesquisa de opinião realizada pela Ouvidoria do TRE-BA, no último mês de março, quando a Corte eleitoral baiana transferiu-se temporariamente para aquele município.
A intenção da pesquisa de campo foi sondar a opinião pública do segundo maior colégio eleitoral da Bahia sobre instalações e atendimento da Justiça Eleitoral em Feira de Santana. Com os resultados da sondagem, a Ouvidoria do TRE-BA deve propor melhorias no atendimento aos mais de 384 mil pessoas. O eleitorado de Feira é menor apenas que o de Salvador, que tem mais de 1 milhão e 800 mil votantes.
Entre outras sugestões trazidas pela pesquisa, também é possível destacar a melhoria no atendimento ao público, investimento em infraestrutura da Central de Atendimento (CAP) e a redução da burocracia para a prestação de serviços ligados à Justiça Eleitoral. De acordo com o juiz ouvidor, Rui Carlos Barata Filho, o papel da Ouvidoria é estar perto do eleitor buscando sempre o aperfeiçoamento dos serviços prestados pelo Tribunal.
O juiz esclarece ainda que “As pesquisas realizadas pela Ouvidoria são a interseção entre o cidadão e a Corte Eleitoral, esses canais encurtam o caminho entre o eleitor e a administração pública e são capazes de aperfeiçoar o serviço prestado”, completou.
Intervenções
Mesmo antes da divulgação do resultado da pesquisa, intervenções foram feitas nas instalações da Justiça Eleitoral no município. Dentre as ações implementadas estão a substituição da central de ar-condicionado do cartório, pintura, e adequações de acessibilidade, a exemplo da construção de rampa para pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida.
Números
Do total de eleitores entrevistados, 90,9% declararam conhecer as instalações do TRE-BA em Feira de Santana. A avaliação da estrutura física do Tribunal foi apontada como “boa” por 54,5% dos cidadãos consultados e “regular” por 31,8% das pessoas que responderam a sondagem da Ouvidoria.
Quando a avaliação referiu-se ao atendimento do cartório eleitoral, 61,4% consideraram “boa”, 13,6% empataram entre excelente e regular e 11,4% consideraram “ruim”. Já a relação com o público na CAP (Central de Atendimento) foi um pouco diversa. Para 45,5% dos entrevistados, foi considerada “boa”, para 22,7% foi classificada como “excelente”, para 18,2% foi apontada como “regular” e 13,6% disseram ser um atendimento ruim.