O caminhoneiro Marco Antônio Pereira Gomes, conhecido como Zé Trovão (PL), foi eleito deputado federal com 71.140 votos por Santa Catarina. Com a vitória nas urnas, a defesa espera conforme a Agência Estado, conseguir derrubar as restrições impostas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no inquérito sobre manifestações antidemocráticas no 7 de Setembro.
Os advogados Elias Mattar Assad e Thaise Mattar Assad disseram, nesta segunda-feira (3/10), que vão comunicar oficialmente a vitória ao Supremo para que Zé Trovão possa exercer “livremente” o mandato a partir de janeiro de 2023.
“O próximo passo, no âmbito jurídico, será comunicar oficialmente o STF da superveniência deste fato novo, objetivando a abolição ou, ao menos, a flexibilização das medidas, em respeito a vontade popular, consagrada nas urnas, para que possa livremente exercer seu mandato”, diz a nota divulgada pela defesa do caminhoneiro.
Zé Trovão é investigado sob suspeita de organizar manifestações antidemocráticas no feriado de 7 de setembro de 2021. Ele chegou a ser preso preventivamente, após passar dois meses foragido, mas ganhou autorização do STF para aguardar a conclusão do inquérito em regime domiciliar. O caminhoneiro também foi proibido de manter contato com os outros investigados, de usar as redes sociais e de conceder entrevistas sem autorização judicial. Parte das restrições foi flexibilizada durante a campanha, embora ele ainda seja obrigado a usar tornozeleira eletrônica.
O caminhoneiro foi o 14º candidato a deputado federal mais votado em Santa Catarina.