quinta-feira 26 de dezembro de 2024
Home / Mundo / MUNDO / Eleições na França: ultradireita lidera e esquerda avança; Macron, isolado, pede ‘união democrática’ no 2° turno
domingo 30 de junho de 2024 às 15:43h

Eleições na França: ultradireita lidera e esquerda avança; Macron, isolado, pede ‘união democrática’ no 2° turno

MUNDO, NOTÍCIAS


O Reagrupamento Nacional (RN), partido de extrema direita dirigido por Marine Le Pen, foi o partido mais votado no primeiro turno das eleições legislativas antecipadas da França, realizadas neste domingo, de acordo com as estimativas iniciais divulgadas por institutos de pesquisa logo após o fechamento das urnas, às 20h (15h em Brasília). Em um pleito marcado por um alto comparecimento — possivelmente o maior em décadas —, a sigla conquistou 34% dos votos, segundo os levantamentos de boca de urna. A coalizão de governo de Emmanuel Macron ficou apenas na terceira colocação, com 20,3%, superado pela frente ampla de esquerda (28,1%), o que fez o presidente apelar por uma união ampla contra os radicais.

“Contra o RN, chegou o momento de uma aliança ampla, claramente democrática e republicana, para o segundo turno”, disse Macron, em uma declaração por escrito, na qual destaca que a “alta participação” nos comícios é uma prova de um “desejo de esclarecer a situação política” no país.

As estimativas iniciais do instituto de pesquisas Ipsos apontam que entre 65 e 85 candidatos devem ser eleitos em primeiro turno, após alcançarem mais de 50% dos votos, nos 577 círculos eleitorais. O restante das circunscrições terão segundo turno, ainda de acordo com o instituto, sendo entre 150 e 170 envolvendo apenas dois candidatos, e entre 285 e 315 devem reunir três candidatos.

O sistema eleitoral francês divide país em 577 círculos eleitorais, onde apenas um deputado é eleito em cada um deles. Pela regra da disputa, se nenhum candidato conquistar maioria simples no primeiro turno, haverá segundo turno. Contudo, ao contrário do Brasil, onde o segundo turno é sempre entre dois candidatos, a depender do percentual de votos, a disputa pode ser entre três ou até mesmo quatro candidatos.

Veja também

Bombardeio de Israel no Iêmen atinge aeroporto onde estava chefe da OMS

Um bombardeio de Israel contra alvos no Iêmen atingiu o aeroporto de Sanaa, capital do …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!