sexta-feira 22 de novembro de 2024
Foto: Reprodução/Agência Câmara
Home / NOTÍCIAS / Eleições municipais reduzem presença da oposição no Congresso Nacional
terça-feira 1 de dezembro de 2020 às 11:09h

Eleições municipais reduzem presença da oposição no Congresso Nacional

NOTÍCIAS


A oposição deve perder três cadeiras na Câmara dos Deputados com a convocação de suplentes para o lugar dos nove deputados federais que foram eleitos prefeitos ou vice-prefeitos neste ano.

Segundo levantamento da Secretaria-Geral da Mesa Diretora, os partidos de esquerda e centro-esquerda devem passar de 133 para 130 deputados. PT, PSB e PDT vão perder um assento cada. Enquanto isso, o PL e o PSD conquistam, cada um, uma nova cadeira. Ambos fazem parte da base aliada do governo na Casa. Outro partido que ganha um deputado a mais é o PSDB, que não é da base governista, mas já votou com o Planalto sobretudo em pautas de economia.

Isso acontece porque os suplentes dos deputados eleitos são definidos pela ordem dos mais bem votados entre os não-eleitos da coligação que foi formada nas eleições de 2018. Por isso, a suplência nem sempre fica com alguém do mesmo partido ou até da mesma corrente ideológica. Pela atual lei eleitoral, as coligações deixaram de existir em eleições para cargos do Legislativo a partir da eleição deste ano. A nova regra também vale a partir de 2022.

Veja também

Queijo brasileiro está entre os 10 melhores do mundo em competição internacional

Um queijo brasileiro feito com leite de vaca conquistou uma posição entre os 10 melhores …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!