O prazo final para regularizar o título de eleitor vai até o próximo dia 4 de maio. O procedimento pode ser feito online, por meio do sistema Título Net, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A situação eleitoral do título pode ser consultada no site do TSE. A pesquisa pode ser feita pelo nome, número de eleitor ou ainda pelo número do CPF. Caso haja algum débito, é preciso emitir o boleto e efetuar o pagamento pelo Banco do Brasil.
Após quitar a chamada Guia GRU, é necessário aguardar a identificação do pagamento pela Justiça Eleitoral. A partir desse registro,o eleitor ficará quite e pode iniciar o procedimento de regularização.
Para regularizar o título pela ferramenta disponível no site do TSE é preciso, além dos dados pessoais, a digitalização dos seguintes documentos:
- Identidade com foto (frente e verso);
- Comprovante de residência recente (no caso de transferência, prazo mínimo de três meses de residência no novo endereço);
- comprovante de pagamento de débitos eleitorais;
- e comprovante de quitação de serviço militar, quando for o caso.
Também será solicitada uma selfie, o eleitor precisa tirar uma foto segurando um documento oficial de identificação ao lado de seu rosto. Segundo o TSE, ao fazer o registro, é proibida a utilização de qualquer adereço, vestimenta ou aparato que impossibilite a completa visão de sua face, tais como óculos, bonés, gorros, entre outros.
Após o envio da documentação, o procedimento de verificação é iniciado e será concluído somente após a análise das informações. Não há prazo fixo para a conclusão dessa análise, o acompanhamento do requerimento também pode ser feito pelo site do TSE.
O pedido de transferência do local de votação também pode ser feito online. É necessário que o eleitor esteja morando no município há pelo menos três meses.